Alagoas

Nise, atendente virtual da Sefaz, gera e desbloqueia senhas de serviços fazendários

Ampliação da ferramenta segue tendência mundial, otimizando custos e agilizando demandas diárias do cidadão alagoano

Por Ascom Sefaz 09/09/2020 15h03
Nise, atendente virtual da Sefaz, gera e desbloqueia senhas de serviços fazendários
A Atendente Virtual se chama Nise, em homenagem a psiquiatria Nise da Silveira - Foto: Divulgação

A Nise, atendente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), chegou para facilitar a vida do cidadão alagoano. Desde sua estreia, apresentou a resolução de diversas demandas e agora passa a gerar e desbloquear senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA). A novidade visa otimizar o atendimento prestado, além de diminuir custos presenciais seja na Secretaria ou no deslocamento do contribuinte ao órgão.

A iniciativa presta um serviço orientado à informação, direcionando a solução de serviços finalísticos. Disponível no WhatsApp pelo número (82) 98137-4724 ou portal sefaz.al.gov.br, são 342 perguntas e respostas relevantes para o contribuinte distribuídas em diversas temáticas.

Dentre os assuntos listados na ferramenta, estão: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas); Certidões e Declarações; Senhas e Sistemas; Outros.

O líder da Receita Estadual no Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado da Sefaz Alagoas, Jaime Roberto, explica que foi realizado um levantamento com base nos canais de atendimento que estariam sendo mais demandados em termos de volume para saber o que de fato seria necessário focar em primeiro plano, disponibilizando o mais rápido possível para o contribuinte.

“Recentemente, conseguimos liberar um acesso direto para contato com os Correios que está funcionando muito bem, nos postos fiscais também já estão recebendo as demandas dos contribuintes pela Nise e agora trazemos essa sistemática de liberação de senha para que a pessoa entre em nossas plataformas digitais e se conecte ao Portal do Contribuinte, a NFC e emita a NFA”, ressalta.

Roberto menciona ainda que a população pode entrar em contato diretamente com as áreas e os servidores responsáveis pelos serviços em questão no horário de atendimento do órgão através da Nise. “O Chatbot vai solicitar do contribuinte uma série de documentos de validação para que seja direcionado para o setor específico que irá receber a demanda e fazer a tratativa, sem complicações ou dificuldades. É realmente uma conversa no WhatsApp, na qual a pessoa vai selecionar a opção desejada de serviço”.

Vale destacar que nos Correios estão disponíveis atendimentos para a resolução de pendências, contestação, emissão de novo boleto (em caso de vencimento) e a comunicação de pagamento devido. Já para os Postos Fiscais, o serviço prestado é a comunicação direta com um atendente dos postos de Maragogi, São José da Laje, Delmiro Gouveia, Novo Lino e Porto Real do Colégio. 

Para emissão do boleto do IPVA, basta realizar um cadastro inicial na ferramenta e depois selecionar no menu a opção “Impostos”. Após, deve clicar em "IPVA”, seguido de “Emissão de boleto”, nesse momento o usuário tem uma visão da carta de serviços, com definições e instruções. Ao selecionar “Acessar serviço” serão solicitados os dados do veículo, gerando o link para o boleto da parcela escolhida.Nas próximas fases do projeto, serão agregados mais serviços, evitando o deslocamento do cidadão até o órgão.