Municípios do Agreste e Sertão terão tropas federais nas eleições deste ano
O pedido foi solicitado pelos juizes Larissa Gabriella e Marcos Vinicius
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) definiu que tropas federais serão enviadas para os municípios de Limoeiro de Anadia (47ª Zona), Batalha (29ª Zona), Mata Grande e Canapi (27ª Zona). As requisições foram feitas pelos juízes eleitorais junto a aprovação do Tribunal Regional alagoano.
Segundo informações, a juíza da 47ª Zona Eleitoral, Larissa Gabriella Lins Victor Lacerda, assim que formalizou o pedido das tropas, ressaltou que há, no município, uma acirrada disputa política, com intenso engajamento da população local em apoio a seus candidatos, utilizando-se, em algumas situações, meios ilícitos, o que resultou no envio de tropas federais para garantia da segurança em pleitos municipais anteriores.
Na pedido feito pela magistrada eleitoral da 29ª Zona, Nathallye Costa Alcântara de Oliveira, a juíza ressaltou que, em novembro de 2017, o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, conhecido como Neguinho Boiadeiro, foi assassinado na porta da Câmara Municipal, e pouco mais de um mês depois, o vereador Tony Carlos Silva de Medeiros, também conhecido por Tony Pretinho, foi morto na frente de sua residência, em Batalha.
“Embora os dois crimes não tenham ligação comprovada, é de se perceber que a aparente tranquilidade vista nas ruas da cidade não condiz com a situação real, e que a qualquer momento a população pode ser novamente surpreendida com iminentes atos de violência, inclusive contra seus próprios representantes”, argumentou a magistrada no pedido formulado ao TRE de Alagoas.
Para os municípios que compõem a 27ª Zona Eleitoral, Mata Grande e Canapi, o juiz Marcos Vinícius Linhares baseou sua requisição de tropas federais relatando uma intensa animosidade política entre grupos políticos locais, com histórico de violência, destacando que, no sertão alagoano, é público e notório a acirrada briga política para se alcançar o poder.
Em todos os pedidos, a Justiça Eleitoral contatou o governo de Alagoas para se manifestar a respeito do reforço policial nas localidades e das garantias do governo para assegurar a normalidade do processo eleitoral, mas não houve retorno com as informações requeridas.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
