Municípios do Agreste e Sertão terão tropas federais nas eleições deste ano
O pedido foi solicitado pelos juizes Larissa Gabriella e Marcos Vinicius
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) definiu que tropas federais serão enviadas para os municípios de Limoeiro de Anadia (47ª Zona), Batalha (29ª Zona), Mata Grande e Canapi (27ª Zona). As requisições foram feitas pelos juízes eleitorais junto a aprovação do Tribunal Regional alagoano.
Segundo informações, a juíza da 47ª Zona Eleitoral, Larissa Gabriella Lins Victor Lacerda, assim que formalizou o pedido das tropas, ressaltou que há, no município, uma acirrada disputa política, com intenso engajamento da população local em apoio a seus candidatos, utilizando-se, em algumas situações, meios ilícitos, o que resultou no envio de tropas federais para garantia da segurança em pleitos municipais anteriores.
Na pedido feito pela magistrada eleitoral da 29ª Zona, Nathallye Costa Alcântara de Oliveira, a juíza ressaltou que, em novembro de 2017, o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, conhecido como Neguinho Boiadeiro, foi assassinado na porta da Câmara Municipal, e pouco mais de um mês depois, o vereador Tony Carlos Silva de Medeiros, também conhecido por Tony Pretinho, foi morto na frente de sua residência, em Batalha.
“Embora os dois crimes não tenham ligação comprovada, é de se perceber que a aparente tranquilidade vista nas ruas da cidade não condiz com a situação real, e que a qualquer momento a população pode ser novamente surpreendida com iminentes atos de violência, inclusive contra seus próprios representantes”, argumentou a magistrada no pedido formulado ao TRE de Alagoas.
Para os municípios que compõem a 27ª Zona Eleitoral, Mata Grande e Canapi, o juiz Marcos Vinícius Linhares baseou sua requisição de tropas federais relatando uma intensa animosidade política entre grupos políticos locais, com histórico de violência, destacando que, no sertão alagoano, é público e notório a acirrada briga política para se alcançar o poder.
Em todos os pedidos, a Justiça Eleitoral contatou o governo de Alagoas para se manifestar a respeito do reforço policial nas localidades e das garantias do governo para assegurar a normalidade do processo eleitoral, mas não houve retorno com as informações requeridas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
