Projetos de alunos do Sesi/AL contra a Covid-19 se destacam nacionalmente
Estado tem dois trabalhos entre finalistas do Desafio Covid-19 de Robótica, do Sesi Nacional
O desafio de pensar em soluções para a pandemia do novo coronavírus foi aceito por estudantes da Escola Sesi Cambona que, fazendo uso da criatividade e do trabalho em equipe, chegaram à final do Desafio Covid-19 de Robótica, promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). A competição, totalmente online, envolveu cerca de 1.900 jovens de todo o Brasil, distribuídos em mais de 400 equipes.
O resultado foi anunciado na última quinta-feira (24), durante cerimônia remota, deixando os alagoanos da Robocamb 1 e Robocamb 2 entre as 39 melhores equipes. “Ter dois projetos entre os finalistas é um resultado que nos orgulha, porque reconhece o trabalho feito pelos nossos professores e alunos, que deram uma importante contribuição à sociedade neste momento de pandemia”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.
A Robocamb 1 chegou à final do torneio com o projeto S.M.D. – Sistema Mecânico de Desinfecção –,um túnel que pode ser instalado na porta de estabelecimentos comerciais para a desinfecção de visitantes. “O grande diferencial do nosso túnel é que conseguimos desenvolver uma substância higienizadora que não causa danos à pele humana”, explica o aluno Eduardo Mamedes, integrante da equipe.
A solução apresentada pela Rombocamb 2 foi a Caixa Higienizadora de Compras Vindas de Supermercados. Nela, as embalagens são higienizadas de forma rápida e dinâmica, utilizando o álcool 70%, por meio de sprays contidos em seu interior. A solução foi pensada após os adolescentes descobrirem que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os supermercados foram considerados o segundo local com maior índice de contaminação por Covid-19, já que os produtos nas prateleiras podem ser tocados por pessoas contaminadas.
A experiência de participar e ficar entre os melhores no Desafio Covid-19 de Robótica foi gratificante para o aluno do Sesi Pedro Gabriel Souza Cardoso, de 17 anos, da Robocamb 2. “Essas competições nos ajudam a crescer como estudantes, como pesquisadores e, também, como pessoas. Nos ensinam a trabalhar em equipe e a nos importarmos com o próximo. Estamos passando por um momento muito difícil, por causa da pandemia. Então, contribuir com projetos que diminuam o contágio desse vírus, que vem prejudicando tanto a gente, é algo surreal”, disse.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
