Projetos de alunos do Sesi/AL contra a Covid-19 se destacam nacionalmente
Estado tem dois trabalhos entre finalistas do Desafio Covid-19 de Robótica, do Sesi Nacional
O desafio de pensar em soluções para a pandemia do novo coronavírus foi aceito por estudantes da Escola Sesi Cambona que, fazendo uso da criatividade e do trabalho em equipe, chegaram à final do Desafio Covid-19 de Robótica, promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). A competição, totalmente online, envolveu cerca de 1.900 jovens de todo o Brasil, distribuídos em mais de 400 equipes.
O resultado foi anunciado na última quinta-feira (24), durante cerimônia remota, deixando os alagoanos da Robocamb 1 e Robocamb 2 entre as 39 melhores equipes. “Ter dois projetos entre os finalistas é um resultado que nos orgulha, porque reconhece o trabalho feito pelos nossos professores e alunos, que deram uma importante contribuição à sociedade neste momento de pandemia”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.
A Robocamb 1 chegou à final do torneio com o projeto S.M.D. – Sistema Mecânico de Desinfecção –,um túnel que pode ser instalado na porta de estabelecimentos comerciais para a desinfecção de visitantes. “O grande diferencial do nosso túnel é que conseguimos desenvolver uma substância higienizadora que não causa danos à pele humana”, explica o aluno Eduardo Mamedes, integrante da equipe.
A solução apresentada pela Rombocamb 2 foi a Caixa Higienizadora de Compras Vindas de Supermercados. Nela, as embalagens são higienizadas de forma rápida e dinâmica, utilizando o álcool 70%, por meio de sprays contidos em seu interior. A solução foi pensada após os adolescentes descobrirem que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os supermercados foram considerados o segundo local com maior índice de contaminação por Covid-19, já que os produtos nas prateleiras podem ser tocados por pessoas contaminadas.
A experiência de participar e ficar entre os melhores no Desafio Covid-19 de Robótica foi gratificante para o aluno do Sesi Pedro Gabriel Souza Cardoso, de 17 anos, da Robocamb 2. “Essas competições nos ajudam a crescer como estudantes, como pesquisadores e, também, como pessoas. Nos ensinam a trabalhar em equipe e a nos importarmos com o próximo. Estamos passando por um momento muito difícil, por causa da pandemia. Então, contribuir com projetos que diminuam o contágio desse vírus, que vem prejudicando tanto a gente, é algo surreal”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
