Estudantes do Sesi/AL conquistam quatro prêmios em feira científica nacional
A Rede Sesi de Educação de Alagoas participou da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) com dois projetos e ganhou quatro prêmios
A Rede Sesi de Educação de Alagoas participou da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) com dois projetos e ganhou quatro prêmios. O evento nacional aconteceu entre os últimos dias 26 e 28, em um formato totalmente online. Foram cerca de 300 projetos finalistas, em diversas áreas científicas, desenvolvidos por professores e estudantes de todo o país.
“Nossas duas escolas representadas no pódio. Só nos mostra o quanto o trabalho desenvolvido por nossos professores junto aos nossos alunos está alinhado com a nossa filosofia e identidade. Atuamos para formar alunos melhores para atuação no mercado e na vida. Nada mais compatível com alunos buscando soluções para as problemáticas do cotidiano, das indústrias, da sociedade”, destacou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.
Ao final, o projeto “Aerador: A importância da qualidade da água de caprinos, ovinos e bovinos em países em desenvolvimento” conquistou o 2º lugar em duas categorias –Prêmio de Democratização à Ciência da Mettzer e Destaque em Ciências Agrárias. Ganhou também o Prêmio Protagonistas do Progresso Científico da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), credenciando-se para a edição 2021 do evento.
Os autores são os alunos da Escola Sesi Cambona Ana Júlia Monteiro de Carvalho e Eduardo Mamedes Martiniano Monteiro Nobre da Silva, que foram orientados pelos professores Andrea Silva Souza e João Victor Laurindo Dantas.
Outro projeto premiado é da Escola Sesi Senai do Benedito Bentes, intitulado “Desenvolvimento sustentável e empreendedorismo: A produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos”, que ficou em 3º lugar no Prêmio de Excelência em Inovação do Innovolab. Os autores são os alunos Matheus Gomes Januário, Nathanny Dias Teles e Ellen Cristine Monteiro Lucas. A orientação é da professora Islane Rafaelle Rodrigues França.
As ideias desenvolvidas pelos alunos e professores visam a promover, de alguma forma, melhorias no planeta, por meio da ciência. “Eu sou muito fã desse trabalho feito nas nossas escolas e quero parabenizar aos nossos professores e alunos por lutarem ideológica e objetivamente por um mundo melhor! Isso é o diferencial das escolas Sesi Senai”, concluiu Cristina Suruagy.