Fogo destruiu 30 anos do arquivo físico que ficava nos fundos da agência do INSS em Arapiraca
Segundo técnico, cerca de 40% da estrutura foram tomadas pelas chamas e atendimento ao público segue remoto
O incêndio ocorrido na agência do INSS em Arapiraca atingiu aproximadamente 40% da estrutura e destruiu completamente todo o arquivo físico da unidade. Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado (10), o Corpo de Bombeiros foi acionado três vezes para conter o fogo no local.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria causado o incêndio, que atingiu toda a parte dos fundos da agência. Apesar de a área de atendimento também ter sido atendida, os danos foram menores.
Não havia funcionários trabalhando no interior da agência no momento do incêndio e, de acordo com o técnico do Seguro Social, Thiago Arns, o ocorrido não deve afetar o atendimento ao público, que desde o início da pandemia acontece de maneira remota.

"Apesar de as agências do INSS já terem retomado o atendimento presencial, aqui em Arapiraca não voltou porque não temos quantitativo de servidores para isso. Por conta da pandemia, os funcionários foram colocados em trabalho remoto e justamente aqueles que fazem parte do grupo de risco é que trabalham com o atendimento ao público. Portanto, continuam trabalhando remotamente", declarou.

Segundo o técnico, o incêndio não prejudica os processos em andamento na agência, uma vez que desde 2017, todos os processos são digitais.
"Na verdade, boa parte daqueles documentos tinha valor histórico. Eram arquivos com mais de 30 anos, desde o início do funcionamento da agência. Hoje como todos os processos são digitais, esses arquivos são consultados em situações específicas, como em caso de suspeita de fraude relacionadas a documentos do período anterior à digitalização dos processos. Como esse arquivo não existe mais, teremos que buscar outros meios para obter essas informações", declarou.
Atendimento remoto
Para ter acesso aos serviços do INSS em Arapiraca, os usuários precisam entrar em contato pelo telefone 135 para receber informações sobre os procedimentos. Até mesmo as perícias, conforme Thiago Arns, estão sendo feitas de maneira remota, por meio de atestados médicos.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha; mortes não constavam no balanço
Homem é preso armado com pistola no município de Delmiro Gouveia
Condutor inabilitado sofre fratura ao colidir moto contra carro em cruzamento de Arapiraca
Briga por herança termina em pancadaria entre irmãos e ameaça de morte em Arapiraca
Adolescente de 17 anos morre afogado em rio no município de Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
