Laboratórios da Ufal recebem equipamentos para pesquisas do combate a Covid-19
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus
O repasse feito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para aquisição de equipamentos na ordem de R$1,2 milhão, recursos do Ministério da Educação (MEC), para o combate da covid-19 avança mais uma etapa. Trata-se da chegada de diversos maquinários e equipamentos, que vão atender grupos de pesquisas variados em diferentes unidades acadêmicas e nos campi fora de sede, para estruturação de laboratórios para a realização de exames clínicos moleculares sobre o coronavírus e pesquisas em saúde.
As unidades acadêmicas envolvidas contempladas por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) envolvem o Instituto de Biologia e Ciências da Saúde (ICBS), Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Ciências Médicas e Enfermagem do campus Arapiraca, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e o Instituto de Física (IF). Essa captação específica, envolvendo as unidades descritas antes, atendeu exigências detalhadas pelo ministério financiador para aplicação em equipamentos laboratoriais e de combate direto à covid-19.
“Os equipamentos vão auxiliar pesquisadores para entender melhor o Sars-CoV-2, mas principalmente a entender formas de combate das sequelas no pós-pandemia, a exemplo do que ocorreu com a Zika e Chikungunya. Prezamos a vida, a ciência e o compromisso social como indicadores da nossa gestão”, pontuou o reitor Josealdo Tonholo.
Componente da aquisição por meio do TED, via contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a iniciativa foi resultado de conversas com diretores e pesquisadores em Alagoas, contemplando projetos que se revertem em mais de 50 itens adquiridos que já começaram a chegar.
Trabalho integrado
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus. É importante lembrar que, embora as fases de retomada tenham mudado, a pandemia permanece e por isso as pesquisas são necessárias.
Chamada Interna
No final de abril, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal publicou o resultado final dos projetos habilitados pela Chamada Interna nº 01/2020. Foram 25 projetos habilitados. A iniciativa teve como objetivo receber propostas de pesquisa, diagnósticos, planos de ação, monitoramento e desenvolvimento de estratégias que visam combater a covid-19, pandemias, desastres naturais, calamidades, situações de emergências e crises. O banco de projetos é uma reserva temática para submissão de verbas específicas no combate ao coronavírus.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
