Laboratórios da Ufal recebem equipamentos para pesquisas do combate a Covid-19
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus

O repasse feito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para aquisição de equipamentos na ordem de R$1,2 milhão, recursos do Ministério da Educação (MEC), para o combate da covid-19 avança mais uma etapa. Trata-se da chegada de diversos maquinários e equipamentos, que vão atender grupos de pesquisas variados em diferentes unidades acadêmicas e nos campi fora de sede, para estruturação de laboratórios para a realização de exames clínicos moleculares sobre o coronavírus e pesquisas em saúde.
As unidades acadêmicas envolvidas contempladas por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) envolvem o Instituto de Biologia e Ciências da Saúde (ICBS), Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Ciências Médicas e Enfermagem do campus Arapiraca, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e o Instituto de Física (IF). Essa captação específica, envolvendo as unidades descritas antes, atendeu exigências detalhadas pelo ministério financiador para aplicação em equipamentos laboratoriais e de combate direto à covid-19.
“Os equipamentos vão auxiliar pesquisadores para entender melhor o Sars-CoV-2, mas principalmente a entender formas de combate das sequelas no pós-pandemia, a exemplo do que ocorreu com a Zika e Chikungunya. Prezamos a vida, a ciência e o compromisso social como indicadores da nossa gestão”, pontuou o reitor Josealdo Tonholo.
Componente da aquisição por meio do TED, via contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a iniciativa foi resultado de conversas com diretores e pesquisadores em Alagoas, contemplando projetos que se revertem em mais de 50 itens adquiridos que já começaram a chegar.
Trabalho integrado
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus. É importante lembrar que, embora as fases de retomada tenham mudado, a pandemia permanece e por isso as pesquisas são necessárias.
Chamada Interna
No final de abril, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal publicou o resultado final dos projetos habilitados pela Chamada Interna nº 01/2020. Foram 25 projetos habilitados. A iniciativa teve como objetivo receber propostas de pesquisa, diagnósticos, planos de ação, monitoramento e desenvolvimento de estratégias que visam combater a covid-19, pandemias, desastres naturais, calamidades, situações de emergências e crises. O banco de projetos é uma reserva temática para submissão de verbas específicas no combate ao coronavírus.
Últimas notícias

Programa de Penedo sobre BPC será modelo em capacitação para municípios de AL

Semifinal da Liga Arapiraquense de Futsal e Copa Alagoana de Vôlei agitarão o Clube do Servidor de Arapiraca

Ônibus que caiu na Serra da Barriga não sofreu falhas mecânicas; perícia diz que falha humana é hipótese mais provável

Lulistas alagoanos comemoram operação contra Bolsonaro: ‘Ninguém está acima da lei’

Chegada de Dudu Hollanda à Assembleia Legislativa joga Galba Novaes de escanteio

Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
