Laboratórios da Ufal recebem equipamentos para pesquisas do combate a Covid-19
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus
O repasse feito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para aquisição de equipamentos na ordem de R$1,2 milhão, recursos do Ministério da Educação (MEC), para o combate da covid-19 avança mais uma etapa. Trata-se da chegada de diversos maquinários e equipamentos, que vão atender grupos de pesquisas variados em diferentes unidades acadêmicas e nos campi fora de sede, para estruturação de laboratórios para a realização de exames clínicos moleculares sobre o coronavírus e pesquisas em saúde.
As unidades acadêmicas envolvidas contempladas por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) envolvem o Instituto de Biologia e Ciências da Saúde (ICBS), Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Ciências Médicas e Enfermagem do campus Arapiraca, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e o Instituto de Física (IF). Essa captação específica, envolvendo as unidades descritas antes, atendeu exigências detalhadas pelo ministério financiador para aplicação em equipamentos laboratoriais e de combate direto à covid-19.
“Os equipamentos vão auxiliar pesquisadores para entender melhor o Sars-CoV-2, mas principalmente a entender formas de combate das sequelas no pós-pandemia, a exemplo do que ocorreu com a Zika e Chikungunya. Prezamos a vida, a ciência e o compromisso social como indicadores da nossa gestão”, pontuou o reitor Josealdo Tonholo.
Componente da aquisição por meio do TED, via contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a iniciativa foi resultado de conversas com diretores e pesquisadores em Alagoas, contemplando projetos que se revertem em mais de 50 itens adquiridos que já começaram a chegar.
Trabalho integrado
O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus. É importante lembrar que, embora as fases de retomada tenham mudado, a pandemia permanece e por isso as pesquisas são necessárias.
Chamada Interna
No final de abril, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal publicou o resultado final dos projetos habilitados pela Chamada Interna nº 01/2020. Foram 25 projetos habilitados. A iniciativa teve como objetivo receber propostas de pesquisa, diagnósticos, planos de ação, monitoramento e desenvolvimento de estratégias que visam combater a covid-19, pandemias, desastres naturais, calamidades, situações de emergências e crises. O banco de projetos é uma reserva temática para submissão de verbas específicas no combate ao coronavírus.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
