Com homenagem aos policiais destaques da unidade, 3º BPM comemora 38 anos de história
A Unidade Operacional da PM se chama “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião
O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, no Agreste do Estado, celebra 38 anos de história, nesta sexta-feira ( 23). Para a data não passar em branco, devido ao protocolo sanitário com relação ao Covid-19, a unidade militar organizou nesta quinta-feira (22) uma homenagem aos Policiais Militares que se destacaram no primeiro semestre do ano. Foram homenageados onze militares do Batalhão, que se destacaram na apreensão de armas e drogas durante a primeira metade de 2020.
Estiveram presentes no evento o comandante da unidade, TC Palmeira, o subcomandante, Major Lima Lins, o comandante do CPAI-II, TC Azevedo e o comandante do CPI, TC Pantaleão, além de oficiais e praças pertencentes ao 3º Batalhão.

História cronológica do Batalhão
23 de Julho de 1936 - Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião.
28 de Julho de 1938 - A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.
08 de Janeiro de 1961 - Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.
31 de Julho de 1962 - Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.
24 de Março de 1977 - O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.
23 de Outubro de 1982 - O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca.
Ano de 1992 - É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.
Ainda em 1992 - É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.

Sobre o Tenente João Bezerra
O Tenente João Bezerra da Silva é um dos homens que mais marcaram a história da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, rendendo-lhe esta justa homenagem por ter sido o comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião.

Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
