Brasil

Amapá terá rodízio de energia com duração de 6 horas, por regiões

Subestação incendiada voltou a operar com um transformador no sábado (7) em conjunto com hidrelétrica para suprir o fornecimento energético

Por G1 08/11/2020 18h06
Amapá terá rodízio de energia com duração de 6 horas, por regiões
Transformador queimado foi recuperado no sábado (5), no Amapá - Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

Foi divulgado na tarde deste domingo (8) o cronograma de rodízio de fornecimento de energia elétrica nas 13 cidades do Amapá atingidas pelo apagão da noite de terça-feira (3). A alternância no serviço acontece até a conclusão do restabelecimento total no estado, previsto pelo Ministério de Minas e Energia para o próximo fim de semana, sem dia definido.

A divisão foi feita pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e o sistema funciona com duração de pelo menos 6 horas para cada região, porque, segundo a CEA, só cerca de 65% da capacidade do sistema elétrico foi restabelecido. Em alguns locais, a luz sequer retornou.

Bairros e regiões no entorno de hospitais e de serviços essenciais em Macapá e Santana vão ter o fornecimento mantido 24 horas. O retorno do fornecimento foi possível após o reparo de um dos transformadores danificados no incêndio que atingiu a principal subestação do estado.