Estátua de Maurício de Nassau é derrubada dois meses após inauguração
O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão lamentou o crime nas redes sociais
Um crime contra o patrimônio público e contra a história de Penedo foi registrado na manhã desta segunda-feira (30). A recém inaugurada estátua do holandês Maurício de Nassau foi derrubada durante ato de vandalismo.
Câmeras de segurança de estabelecimentos da região já foram solicitadas e devem ajudar nas investigações.
O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), utilizou suas redes sociais para lamentar o crime, o qual ele descreveu como uma brutalidade contra os penedenses.
"Acordei hoje com ligações e algumas fotos enviadas por amigos. Confesso que eu estou sem palavras para descrever tal brutalidade com os penedenses que amam de verdade sua cidade”, escreveu ele em suas redes sociais.

A estátua fica localizada na Rocheira, principal ponto turístico de Penedo. Ela foi afixada em homenagem ao conde holandês Maurício de Nassau, responsável pela construção do forte que, inicialmente, recebeu o nome de “Forte Maurício do Penedo”.
De acordo com historiadores, a construção foi erguida com o objetivo de interromper as comunicações e suprimentos de gado inimigos, por terra, para a Bahia. O Forte era também o ponto de apoio usado pelo exército de Nassau para as conquistas nos sertões do São Francisco e, principalmente para executar a invasão a Sergipe, em 1637.
Maurício de Nassau
Foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pela corte holandesa para administrar a região de Pernambuco durante o período em que os holandeses dominaram a região. Maurício de Nassau ficou conhecido por ser um humanista que apreciava as ciências e as artes e tentou desenvolver ambas no Brasil.
Retornou para a Europa por decisão da Companhia das Índias Ocidentais, a empresa que o trouxe para cá, por conta do endividamento dessa e por desentendimentos com Nassau. Poucos anos depois que Maurício de Nassau deixou Recife, a região de Pernambuco foi reconquistada pelos portugueses em 1654.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
