Política

Médica especialista em Saúde Pública é a única mulher eleita para a Câmara de Vereadores Arapiraca

Dra. Fanny foi eleita pelo MDB com 1.690 votos

Por 7Segundos 18/12/2020 09h09 - Atualizado em 11/08/2022 02h02
Médica especialista em Saúde Pública é a única mulher eleita para a Câmara de Vereadores  Arapiraca
Médica especializada em Saúde Pública é a única mulher a ocupar uma vaga na Câmara de Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos


A diplomação do prefeito eleito por Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) e dos 19 vereadores foi realizada na noite desta quinta-feira (17) em uma cerimônia presencial na sede da igreja Assembleia de Deus, no bairro Itapoã, em Arapiraca. A diplomação  foi conduzida pelo juiz da 22ª Zona Eleitoral, Rômulo Vasconcelos.

Entre os 19 vereadores diplomados, apenas uma mulher, Fany Gabriella Peixoto Braga, eleita com 1.690 votos pelo MDB, vai ocupar uma das cadeiras da Casa Herbene Melo. Mais conhecida como Dra. Fanny, a recém diplomada vereadora é formada em medicina com especialização em Saúde Pública, Saúde da Família e Geriatria.

Em entrevista ao Portal 7Segundos, a Dra. Fany falou um pouco de sua atuação profissional em quase três décadas de profissão e o que foi decisivo para ela disputar a eleição deste ano e concorrer a uma vaga no Legislativo Municipal.


Natural de Maceió, Fany Gabriella tem 50 anos, e já exerce a profissão médica há 27 anos. Trabalhou em vários municípios do interior do estado, a exemplo de Junqueiro, São Sebastião, Campo Alegre, Traipu, e em Arapiraca, onde fixou moradia há 21 anos.

Na segunda maior cidade do estado, Dra. Fanny começou a cuidar da saúde dos usuários do SUS no 1º Centro de Saúde, onde permanece até hoje. Paralelamente, também trabalhou durante 15 anos no Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) e atuou durante uma década no Programa Saúde do Trabalhador, no 5º Centro de Saúde.

Entender o contexto social e as necessidades da população mais carente que chega nas unidades de saúde, e a partir desse olhar, oferecer um atendimento mais humanizado sempre foram as principais características dessa dedicada profissional médica.

O carinho, a atenção e o respeito dispensados pela Dra.Fany conquistaram pacientes e profissionais que trabalham ao lado dela. A simplicidade de uma médica que atua em uma profissão muitas vezes elitizada por setores da sociedade, fez toda a diferença durante esses quase trinta anos de profissão. 

De acordo com a Dra. Fany, a medicina ensina o quanto se deve viver cada dia ao lado das dores do próximo e das próprias dores oferecendo o que temos de melhor em benefício do outro. 

"Medicina é amor e um aprendizado constante . E dentre eles o maior aprendizado é o servir. Medicina é se doar por completo e estar disponível sempre para as pessoas que precisam de nossa ajuda, seja receitando uma medicação, uma orientação ou apenas quando elas precisam de uma palavra amiga", pontuou.

Cibele Cavalcante conheceu a Dra. Fanny no 1º Centro de Saúde quando a mãe dela, portadora de Alzheimer, precisou dos cuidados da médica. O atendimento diferenciado em uma unidade do SUS, onde muitas vezes o paciente é mal atendido, despertou uma admiração e gratidão eternas.

"Dra Fanny é um ser iluminado. Quando a gente é atendida por ela, não cura só as dores físicas, a cura vai na alma, porque o paciente sente o amor e a dedicação dela. Eu tenho certeza que ela vai fazer uma enorme diferença representando não só as mulheres, mas toda a população carente que precisa de uma atuação mais eficaz dos vereadores do município", afirmou Cibele.

A decisão de disputar uma das vagas na Câmara Municipal de Arapiraca foi despertada nessa vivência diária com os pacientes identificando os obstáculos e limitações que estão vinculados ao poder público e que dificultam o acesso à saúde.

"Muitas vezes doamos todo o nosso tempo e conhecimento para atender aos pacientes, mas mesmo assim ainda é insuficiente porque a demanda é muito maior do que a oferta. Então, senti a necessidade de estar lutando ainda mais por essas pessoas, elaborando projetos que possam facilitar e ampliar esse acesso à assistência médica e ambulatorial", revelou.

Mas Dra. Fanny ressaltou que a saúde não é a única bandeira que será defendida no plenário da Câmara Municipal. A vivência durante quase três décadas com famílias mais carentes possibilitou identificar outras necessidades nas áreas de educação, assistência social, econômica e cultural. 

" Sempre fiz o meu melhor para os pacientes, agora farei o meu melhor para todos os arapiraquenses contribuindo no desenvolvimento desse município que eu escolhi para viver e aprendi a amar tanto", finalizou.