Arara ‘pega carona’ em ciclista durante trilha em estrada de Campo Limpo de Goiás
Ave foi filmada no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães. Segundo biólogo, comportamento é incomum para um animal silvestre
Uma arara pegou carona em uma ciclista durante uma trilha de bike em uma estrada de Campo Limpo de Goiás, a 62 km de Goiânia. Um vídeo mostra a ave no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães, de 54 anos, enquanto a atleta pedala (veja acima). Segundo ela, a arara a acompanhou por cerca de 20 km.
O registro foi feito durante um passeio no último domingo (13). A agricultora contou que a arara fica solta pela região e já é bastante conhecida pelos ciclistas, que a apelidaram de Zé Maria. Foi por causa dessa fama da ave que Sirlene decidiu pedalar pelo local.
"Ela fica solta, quando vê um ciclista ela aparece. Ficou com a gente quase uma hora e depois voou para uma mata fechada, onde ela deve morar. É impressionante”, diz.
Zé Maria, além de pegar carona, também “conversou” com os ciclistas. Segundo Sirlene, na hora em que estava indo embora do local, falou com a arara para que ela também "voltasse para a casa" dela, mas a ave só repetia o que a ciclista dizia.
“Eu falei: ‘Zé volta para casa' e ela repetia. Foi maravilhoso, a gente ria o tempo inteiro. Foi muito emocionante. Fiquei encantada. Eu amo animal. Ela é bem mansinha”, conta.
Comportamento incomum
Segundo o biólogo Edson Abrão, a ave é uma arara-canindé. De acordo com o especialista, esse tipo de comportamento não é comum para um animal silvestre.
"Provavelmente essa arara é de alguém que more perto e ela volta sempre para o mesmo lugar", comenta.
Abrão acredita que o animal tenha sido domesticado durante algum período da vida, o que justificaria a interação tão próxima com ciclistas.
Últimas notícias
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição; veja a programação
Confira as mudanças no trânsito para as prévias de Carnaval, em Maceió
Com a proximidade do Carnaval, Hospital Ib Gatto faz alerta para foliões curtirem com saúde
Prefeito de Japaratinga anuncia inaugurações de novas obras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
