Arara ‘pega carona’ em ciclista durante trilha em estrada de Campo Limpo de Goiás
Ave foi filmada no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães. Segundo biólogo, comportamento é incomum para um animal silvestre
Uma arara pegou carona em uma ciclista durante uma trilha de bike em uma estrada de Campo Limpo de Goiás, a 62 km de Goiânia. Um vídeo mostra a ave no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães, de 54 anos, enquanto a atleta pedala (veja acima). Segundo ela, a arara a acompanhou por cerca de 20 km.
O registro foi feito durante um passeio no último domingo (13). A agricultora contou que a arara fica solta pela região e já é bastante conhecida pelos ciclistas, que a apelidaram de Zé Maria. Foi por causa dessa fama da ave que Sirlene decidiu pedalar pelo local.
"Ela fica solta, quando vê um ciclista ela aparece. Ficou com a gente quase uma hora e depois voou para uma mata fechada, onde ela deve morar. É impressionante”, diz.
Zé Maria, além de pegar carona, também “conversou” com os ciclistas. Segundo Sirlene, na hora em que estava indo embora do local, falou com a arara para que ela também "voltasse para a casa" dela, mas a ave só repetia o que a ciclista dizia.
“Eu falei: ‘Zé volta para casa' e ela repetia. Foi maravilhoso, a gente ria o tempo inteiro. Foi muito emocionante. Fiquei encantada. Eu amo animal. Ela é bem mansinha”, conta.
Comportamento incomum
Segundo o biólogo Edson Abrão, a ave é uma arara-canindé. De acordo com o especialista, esse tipo de comportamento não é comum para um animal silvestre.
"Provavelmente essa arara é de alguém que more perto e ela volta sempre para o mesmo lugar", comenta.
Abrão acredita que o animal tenha sido domesticado durante algum período da vida, o que justificaria a interação tão próxima com ciclistas.