Viral

Dona de Gianecchini, ganso de vídeo que viralizou, conta que o 'pet' anda de coleira e convive bem com humanos

Imagens do ganso passeando levado por uma coleira em uma das áreas mais movimentadas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, viralizaram nas redes sociais

Por G1 10/11/2020 08h08
Dona de Gianecchini, ganso de vídeo que viralizou, conta que o 'pet' anda de coleira e convive bem com humanos
Ganso Gianecchini circula de coleira pelas ruas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio - Foto: Fátima Ribeiro/ Arquivo pessoal

A imagem de um ganso passeando levado por uma coleira em Alcântara, um dos pontos mais movimentados de São Gonçalo, no Grande Rio, viralizou nas redes sociais na última semana. A dona do ganso, a cabeleireira Fátima Ribeiro, garante que o animal é manso e gosta de socializar. Gianecchini, como a ave se chama, recebeu este nome em homenagem ao ator, de quem a dona é fã.

Apenas no Facebook, um vídeo com as imagens do passeio teve, até o último domingo (8), mais de 2,6 mil compartilhamentos. Naturalmente, por onde passa, o ganso atrai fãs.

“Eu sempre achei o Gianecchini lindo, e o ganso é lindo. Então coloquei o nome”, explicou Fátima.

Segundo Fátima, a coleirinha que Gianecchini usava nas imagens que o tornaram famoso é originalmente destinada para cães, mas passou por uma adaptação para que seja usada por ele.

Ao contrário da fama de bravo e de defensores de território, Fátima diz que seus animais são calmos e sociáveis. Ela já chegou a ter quatro gansos. Atualmente, o quintal da casa onde vive conta com somente dois.

“Os meus são tranquilos com todo mundo. Quando chega alguém, eu mando interagir com eles, passar a mão. Então eles acostumaram com as pessoas. As pessoas passam, e eles ficam quietinhos, mas interagem se a pessoa quiser”, explicou a dona do ganso.

A história também foi contada pelo jornal Extra.

Além dos gansos, Fátima cuida de outras aves que também têm nomes de celebridades. Entre eles, destaca-se o casal formado pelo galo Luciano Huck e a galinha Angélica.

A casa também conta com três cães e um gato que ela retirou da rua.

Além dos animais, Fátima cuida de plantas. Algumas delas, ela comercializa no salão de cabeleireiro onde trabalha.

Amor pela natureza

O carinho com que Fátima trata os animais vem de muito tempo. Ela não se lembra de quando teve o primeiro animal, mas afirma que sempre gostou de cuidar deles.

“Eu nasci amando animais. Eu sempre gostei. Mesmo os animais considerados bravos por outras pessoas, costumam ficar bem comigo”, explicou.

A relação dos filhos e do companheiro com os animais é tranquila, segundo ela. A exceção, que não chega a ser um conflito, é com os dois papagaios da família, que costumam beliscar.

A afeição extrapola os limites dos próprios animais. Os bichos de rua dos locais onde circula também recebem comida e cuidados, caso seja necessário. Alguns vão parar na casa dela.

“O segredo é amar. Porque se você não amar, não adianta, não vai cuidar direitinho. Tem gente que arruma o bicho só por arrumar, mas não ama ele. Não dá o carinho, o cuidado que ele precisa. Tem que amar”, finalizou.