Distanciamento social faz família abandonar tradição de ceia natalina em 2020
Para evitar aglomeração, família optou por ‘cada um na sua casa’
A confraternização em família é uma das mais fortes tradições de Natal. É momento de celebração da vida, que ganha ainda mais significado com a pandemia. Em vez de reunião em torno da mesa onde uma refeição especial será partilhada, este vai ser o Natal da saudade, principalmente para aqueles que perderam entes queridos para a Covid-19. Mesmo nas famílias que não foram atingidas por essa tragédia, os abraços cheios de alegria e afeto não irão acontecer.
A família Bastos Bispo, de Arapiraca, é uma das que desistiu de fazer uma grande ceia natalina por conta da pandemia. Pela primeira vez em décadas, não vai acontecer a celebração que reunia mais de 70 pessoas na casa onde a primeira geração cresceu.
“Foi com o coração apertado que decidimos que cada família vai ficar em sua casa, mas com certeza à meia noite, nossos pensamentos estarão unidos, com a alegria de termos passado quase ilesos dessa pandemia até agora”, afirma a professora aposentada Marlisa Rosemari Bastos Bispo Ferreira, a caçula de dez irmãos, dois deles já falecidos.

Devido pandemia, família Bastos Bispo não irá se reunir para ceia natalina
A tradição da família de se reunir para ceia natalina teve início quando os pais deles, José Bispo e Jovenita Bastos ainda estavam neste plano. O lar onde eles viveram continua a ser o ponto de encontro entre os parentes e o local das festas, incluindo a ceia natalina.
O endereço na rua São Francisco - ou “casa da vó”, como eles costumam chamar - é preservado pela família, mesmo sem ter nenhum morador por lá. Essa foi a forma que encontraram de manter viva a memória dos entes que já se foram. Antes da pandemia, parte deles, principalmente as irmãs Maria, Liege, Lilian, Niedja e Marlisa, costumava se encontrar no local todas as tardes e, no domingo, a casa costumava ficar cheia dos filhos e netos deles. Esse foi mais um dos costumes que a Covid-19 interrompeu.
“Minhas irmãs e eu passamos quase sete meses sem nos ver, mantendo o distanciamento social como uma forma de cuidar uma das outras. Faz pouco tempo que decidimos voltar a nos encontrar na casa da nossa mãe em algumas tardes, com todas as medidas de segurança”, relata Marlisa, conhecida também como Mare.
Todos os anos, ela e as irmãs organizam a ceia natalina que reune também os outros irmãos, filhos, cônjuges, sobrinhos, netos e até bisneto. Aqueles que moram em Maceió e até mesmo em outros Estados, todos Natal costumam vir a Arapiraca para reencontrar a família.

Marlisa também vai passar o Natal longe do filho mais velho, que está em Sorocaba
“Até mesmo dentro de casa, nem todos terão a oportunidade de reunir todos os filhos, principalmente aqueles que moram fora, como é o meu caso. Pela primeira vez não vou passar o Natal com meu filho mais velho, que mora em Sorocaba [SP], mas a gente deve se ver em uma chamada de vídeo”, declarou.
Sobre a saudade, ela afirma que o alento é saber que, mesmo distantes, todos estão vivos em com saúde.
“O Natal sempre foi um momento de extrema alegria ao celebrar o nascimento de Jesus e de reencontrar todos. A pandemia veio para trazer novo significado para esses encontros, que a gente espera poder retomar quando não houver mais risco, e o mais importante de tudo é que não acabou com a união. Desta vez, na meia noite do dia 24 para o dia 25, a gente não vai se abraçar e desejar ‘Feliz Natal’, mas agradecemos a Deus porque poderemos retomar essa tradição futuramente”, comentou.
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
