Arapiraca

[Vídeo] Atração turística, jacarés da ladeira do Claudionor não representam perigo para a população

Bióloga do IMA destaca que os jacarés-do-papo-amarelo se alimentam de animais mortos, pequenos mamíferos e não costumam atacar humanos

Por 7 Segundos 30/12/2020 18h06 - Atualizado em 30/12/2020 18h06
[Vídeo] Atração turística, jacarés da ladeira do Claudionor não representam perigo para a população
Jacarés da Ladeira do Claudionor - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Nas últimas semanas, a rua Dom Pedro II, mais conhecida como Ladeira do Claudionor, localizada no bairro Ouro Preto, em Arapiraca, se tornou uma grande atração turística da cidade. Isso se deve graças ao aparecimento de uma família de jacarés-do-papo-amarelo.

O local tem recebido vários visitantes diários, que param seus veículos para admirar os bichos.

É o caso do arapiraquense Adelson José, que apesar de achar os animais bonitos, confessou que não tem muita coragem de chegar perto.

"Esses dias eu vi dois bichões enormes, mas não chego perto não. Tem gente que vem aqui e passa o dia olhando pra eles", disse.


Apesar de assustarem, os jacarés não apresentam perigo para a população. De acordo com a bióloga do Núcleo de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gabriela Gama, esses animais não costumam atacar humanos.

"O jacaré é um animal que geralmente foge na tentativa de contato humano, no entanto não se deve tentar provocar a fuga, pois ele pode entender a situação como uma disputa por caça e atacar", disse a bióloga.

Apesar da fama recente, os jacarés não são novidade. De acordo com Ricardo Pereira, um dos moradores da região, esses animais sempre estiveram por aqui.

"Já tem muitos anos que eu moro aqui e, volta e meia, me deparo com eles. Mesmo assim, nunca ouvi notícias de que eles tenham saído dessa área", relatou ele, destacando, ainda, a presença de outros animais, como tartarugas e peixes.

Segundo a bióloga do IMA, o aumento no número pode estar relacionado a vários fatores.

"O possível aumento pode ter decorrência de uma diminuição da caça por parte da população. Outra possibilidade é de que os jacarés estão chamando mais atenção devido à repercussão das imagens nas redes sociais", disse Gabriela Gama, que está fazendo doutorado no estudo de jacarés em Alagoas.

Período reprodutivo

Ainda segundo a bióloga do IMA, a população tem percebido com mais frequência a presença dos jacarés porque a espécie está passando pelo seu período reprodutivo.

"Estamos na temporada de reprodução, que se inicia em novembro. Os jacarés podem estar saindo do rio com maior frequência para acasalamento, postura ou vigia dos seus ninhos", destacou Gabriela.

Segundo a profissional, os jacarés-do-papo-amarelo, que são os vistos aqui em Arapiraca, são espécies nativas e bem difundidas em todo estado, com maior presença no Litoral, mas também observadas no Sertão, onde houver condições propícias, isto é, oferta de alimento e disponibilidade de água.

"Esses animais possuem hábitos aquáticos, mas podem ser vistos pela manhã fora da água, aproveitando o sol para regulação térmica", disse ela.

Importantes para o ecossistema

Perguntada pelo Portal 7 Segundos sobre os jacarés poderem representar alguma ameaça para o ecossistema local, a bióloga Gabriela Gama ratificou que, pelo contrário, esses animais são muito importantes para manter o equilíbrio ecológico.

"O jacaré causa benefícios ao local em que vive, pois costuma comer animais mortos. Sua alimentação é diversa, desde peixes, caramujos, até pequenos mamíferos e aves", explicou.

O que fazer caso se depare com um animal desses?

Não há relatos recentes de perturbação urbana por parte do animal, pelo contrário, há registros de que a população está desrespeitando os jacarés, que são protegidos por lei, atirando objetos, por exemplo. O ato é passível de autuação por crime ambiental.

Caso alguém se depare com um jacaré, não tente fazê-lo fugir, para que ele não entenda como uma disputa por caça e o ataque.

"O ideal é entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental ou Corpo de Bombeiros. O Instituto do Meio Ambiente está à disposição da população, através do whatsapp (82) 98833-9407, ou pelo aplicativo IMA Denuncie", finalizou a bióloga.