[Vídeo] Mostra cultural resgata história de comunidades quilombolas de Teotonio Vilela
Evento realizado pela produtora Somos recebeu recursos da Lei Aldir Blanc
![[Vídeo] Mostra cultural resgata história de comunidades quilombolas de Teotonio Vilela](https://img.7segundos.com.br/STItpwRa7r4icX_7txx9U1-2znc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2021-02-23-at-090802.jpeg)
A celebração dos costumes, artesanato e sabedoria popular remanescente quilombola serviu também para resgatar a identidade e a autoestima dos moradores das comunidades Abrobreira e Birros - localizadas na zona rural de Teotonio Vilela - que no último final de semana promoveram Mostra Cultural.
As comunidades promoveram apresentações culturais, mostras da culinária e do artesanato, rodas de conversas e palestras, que foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais no evento realizado pela produtora cultural Somos, com recursos da Lei Aldir Blanc.

"Já havíamos feito vários trabalhos com essas comunidades e com a Lei Aldir Blanc veio a oportunidade de promover esse trabalho para preservar o legado dessas comunidades centenárias, formada por pessoas receptivas, calorosas, que gostam de mostrar sua sabedoria popular e seus costumes", declarou Josenilde Barbosa, coordenadora da Somos.
O evento foi também uma oportunidade de promover os artistas locais, como frisou o também produtor cultural Alexsandro Alves. De acordo com ele, a Mostra Cultural da Abrobreira e Birros serve também para incentivar aqueles que fazem da cultura um ofício. "A lição que a gente quer deixar é que é possível, por meio da cultura, trazer desenvolvimento econômico, dar publicidade ao fazedor de cultura, preservar a história e a identidade de um povo", ressaltou.
A Mostra Cultural foi executada por moradores das duas comunidades. Eles cuidaram da decoração, dos itens exibidos nas mostras, das apresentações tradicionais, como a capoeira, e dos eventos da programação. A produtora cuidou da estrutura física e também adquiriu os produtos e serviços ofertados, como uma maneira de estimular os moradores da região.

"Daqui para a frente, a gente espera que a cultura afro seja fomentada, para que ela não seja apenas lembrada, mas que esteja presente", declarou Débora Maria, moradora da comunidade
Quilombos de Teotonio
As comunidades remanescentes quilombolas Abrobreira e Birros ficam localizadas há poucos quilômetros de distância da zona urbana de Teotonio Vilela e foram fundadas há mais de cem anos por escravos fugitivos dos quilombos.
Os moradores mais antigos de Abrobreira contam que a comunidade começou quando o casal de escravos Misael e Miquelina se estabeleceram naquelas terras por volta de 1860, ao fugir das fazendas de engenho. Tudo era mata na região, que contava ainda com a proximidade de um rio. Eles passaram a sobreviver da caça, da coleta e da agricultura. Na época, a abóbora se destacou entre as espécies cultivadas, dando à comunidade.

O casal criou os filhos no local, eles construíram casas de taipa trinta anos depois se tornaram proprietários legais da terra. Na época, eles sobreviviam da agricultura e da produção de bolo de massa puba, que é um dos pratos tradicionais da comunidade e ainda é produzido de forma artesanal.
Atualmente a Abrobreira é formada por 46 famílias, que somam um total de pouco mais de 170 habitantes. A maioria mora em cadas de alvenaria, mas algumas moradias de taipa são mantidas para preservar a história e a cultura local. A comunidade recebeu o reconhecimento como remanescente quilombola em 2009.

Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
