Onze anos após assinatura de Ordem de Serviço, VLT volta a ser assunto em Arapiraca
O prefeito Luciano Barbosa apresentou o novo projeto na manhã desta segunda-feira ao governador Renan Filho
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) esteve em Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (1º), onde foi recepcionado pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB). Além de conversar sobre as ações de combate à pandemia e anunciar novos leitos clínicos e de UTI para Arapiraca, outro assunto pautado foi a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital do Agreste.
Assunto antigo em Arapiraca, dois vagões chegaram a ser comprados pela Prefeitura de Arapiraca em 2010, mesmo período em que Luciano Barbosa, que era o prefeito da época, o senador Renan Calheiros (MDB), o então deputado federal Benedito de Lira (PP) e o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) chegaram a assinar uma Ordem de Serviço para a implementação do projeto.
No projeto apresentado à época, o metrô de superfície seria implantado nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José.
O percurso seria de 9 quilômetros e passaria pela área central da cidade até o Distrito Industrial, atendendo mais de 20 bairros da zona urbana, além de comunidades da zona rural. a linha férrea teria 6 estações de embarque e desembarque.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca para saber o que houve com o projeto antigo, já que tinha Ordem de Serviço assinada e vagões comprados, segundo matéria publicada em abril de 2010 no site da prefeitura.
De acordo com o órgão, na época em que foi criado, alguns entraves impossibilitaram a execução do projeto do VLT. Outro problema enfrentado na época foi a atualização da legislação por parte do Ministério das Cidades para implantação do VLT. Como Arapiraca tinha apenas 213 mil habitantes, não se enquadrava nas diretrizes do Governo Federal. Este ano o projeto, que garantirá mais desenvolvimento para Arapiraca, foi atualizado e apresentado, nesta segunda-feira (1º), ao governador
A (nova) proposta do VLT pode fazer parte de um grande programa de mobilidade urbana, que será executado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.
De acordo com o governador, assim que o estudo for concluído e atestar a viabilidade, o projeto será levado adiante. "Vamos trabalhar paralelamente, porque uma coisa é o VLT e a outra é a revitalização urbanística de toda aquela área da linha do trem. Vamos trabalhar juntos", disse Renan Filho durante o encontro.
A apresentação aconteceu na sede da prefeitura de Arapiraca e contou com a presença de secretários municipais e de técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do VLT. Foram apresentados cinco cenários. Em um deles, o Veículo Leve sobre Trilhos cortaria toda a área central de Arapiraca, se estendendo, por meio de um ramal, até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), totalizando 11,6 km de extensão. Esta proposta estaria orçada em R$ 259 milhões.
De acordo com os técnicos, o Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca orientaria o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 30 anos. Ele contemplaria a instalação de vias paisagísticas e ciclovias, além de projetos especiais, a exemplo da instalação de um complexo histórico-cultural, de uma estação de serviços e de parques lineares com praças conectadas.
Ainda segundo os técnicos, todo esse conjunto de projetos teria o poder de alavancar o desenvolvimento social e econômico de Arapiraca.
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
