Prefeitura de Arapiraca ressalta a importância de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19
Mesmo após a segunda dose, o corpo leva um tempo para criar imunidade
Arapiraca continua com a imunização do grupo prioritário, que está acontecendo desde 21 de janeiro.
Em matéria, a prefeitura da cidade ressalta a importância de tomar as duas doses da vacina, independentemente de sua marca: Coronavac/Butantan ou AstraZeneca/Oxford. E afirma que mesmo após a aplicação da segunda dose, o corpo leva um tempo para criar a resposta imune.
De acordo com nota do Instituto Butantan, cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa.
“Em geral, em duas semanas após a segunda dose, estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células”, diz trecho da nota.
Os dados do Butantan são embasado nos testes clínicos feitos no processo de elaboração da CoronaVac. “Ainda vale lembrar que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo.
Segurança comprovada
Tanto Coronavac como AstraZeneca, ambas as vacinas aplicadas em Arapiraca para o grupo prioritário, possuem segurança comprovada e garantem uma boa resposta imunológica.
No caso da Coronavac, a eficácia geral de 50,38%, ou seja, menos da metade da população vacinada pode adoecer, mas, caso adoeça, a coronavac tem 100% de eficácia, garantindo que a forma grave da doença não apareça.
Já a AstraZeneca é um pouco diferente. A Universidade de Oxford, responsável pelo desenvolvimento da vacina, divulgou que a eficácia geral é de 70%.
Um estudo publicado no início de fevereiro pela revista The Lancet aponta que a vacina de Oxford já aponta eficácia entre o 22º e o 90º dia de aplicação da primeira dose. O que é muito importante, já que, em Arapiraca, essa vacina está sendo destinada para os idosos, que fazem parte do grupo de risco.
Cuidados devem ser mantidos
Os cientistas que trabalharam no desenvolvimento das vacinas são unânimes ao ratificar a necessidade de manter os cuidados mesmo após a aplicação das duas doses.
É muito importante esperar que garante parte da população tenha sido imunizada antes de os antigos hábitos serem retomados, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus.
Mesmo após a imunização, ainda será preciso manter medidas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e a higienização constante das mãos.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
