Covid -19

[Vídeo] Coordenadora do Centro de Triagem orienta população a procurar atendimento já nos primeiros sintomas

O local disponibilizará à população testes swab (RT-PCR) para um diagnóstico mais preciso

Por 7 Segundos 08/03/2021 15h03 - Atualizado em 08/03/2021 15h03
[Vídeo] Coordenadora do Centro de Triagem orienta população a procurar atendimento já nos primeiros sintomas
Coordenadora do Centro de Triagem orienta população a procurar atendimento já nos primeiros sintomas - Foto: Reprodução/Youtube

O aumento no número de casos de Covid-19 em Arapiraca e, consequentemente, o de mortes causadas pela doença, tem preocupado bastante os órgãos epidemiológicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Arapiraca.

Na manhã desta sexta-feira (5), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve no Centro de Triagem Iza Castro, onde foi recebido pela coordenadora da unidade, Jaqueline Barbosa, para debater novos protocolos para o local.

Durante o encontro, o secretário afirmou que o Centro de Triagem em breve disponibilizará testes do tipo swab nasal para a população, dando mais segurança nos dados divulgados sobre a doença em Arapiraca.

O teste, também chamado de RT-PCR, é o que gera um diagnóstico mais preciso. De acordo com a coordenadora Jaqueline Barbosa, o swab geralmente é feito entre o 5º e 7º dia de sintomas da doença e aponta a existência do vírus no organismo do paciente.

"Atualmente, o nosso Centro de Triagem fornece os testes rápidos, que são feitos a partir do 8º dia após o aparecimento do primeiro sintoma. Já o swab nasal é considerado o teste ouro para detecção do vírus", afirmou a profissional de saúde, que também informou que a equipe será capacitada para poder manusear o teste com segurança.

Atendimento médico

Durante entrevista concedida ao Portal 7 Segundos, a coordenadora do Centro de Triagem ratificou a importância de procurar atendimento médico já a partir do surgimento do primeiro sintoma. Segundo ela, é neste período que o tratamento deve ser iniciado para evitar complicações posteriores.

"Além das orientações para evitar aglomerações e usar máscaras, a gente tem feito um apelo à sociedade para que não banalizem os primeiros sintomas e não entendam a doença como sendo apenas uma gripezinha. O atendimento precoce é o que tem salvado vidas e evitado a fase infecciosa e uma possível internação", orientou Jaqueline Barbosa.

O Centro de Triagem Iza Castro funciona no Ginásio Municipal João Paulo II, no parque Ceci Cunha, de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Confira a entrevista completa com a coordenadora do Centro: