[Vídeo] Coordenadora do Centro de Triagem orienta população a procurar atendimento já nos primeiros sintomas
O local disponibilizará à população testes swab (RT-PCR) para um diagnóstico mais preciso
O aumento no número de casos de Covid-19 em Arapiraca e, consequentemente, o de mortes causadas pela doença, tem preocupado bastante os órgãos epidemiológicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Arapiraca.
Na manhã desta sexta-feira (5), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve no Centro de Triagem Iza Castro, onde foi recebido pela coordenadora da unidade, Jaqueline Barbosa, para debater novos protocolos para o local.
Durante o encontro, o secretário afirmou que o Centro de Triagem em breve disponibilizará testes do tipo swab nasal para a população, dando mais segurança nos dados divulgados sobre a doença em Arapiraca.
O teste, também chamado de RT-PCR, é o que gera um diagnóstico mais preciso. De acordo com a coordenadora Jaqueline Barbosa, o swab geralmente é feito entre o 5º e 7º dia de sintomas da doença e aponta a existência do vírus no organismo do paciente.
"Atualmente, o nosso Centro de Triagem fornece os testes rápidos, que são feitos a partir do 8º dia após o aparecimento do primeiro sintoma. Já o swab nasal é considerado o teste ouro para detecção do vírus", afirmou a profissional de saúde, que também informou que a equipe será capacitada para poder manusear o teste com segurança.
Atendimento médico
Durante entrevista concedida ao Portal 7 Segundos, a coordenadora do Centro de Triagem ratificou a importância de procurar atendimento médico já a partir do surgimento do primeiro sintoma. Segundo ela, é neste período que o tratamento deve ser iniciado para evitar complicações posteriores.
"Além das orientações para evitar aglomerações e usar máscaras, a gente tem feito um apelo à sociedade para que não banalizem os primeiros sintomas e não entendam a doença como sendo apenas uma gripezinha. O atendimento precoce é o que tem salvado vidas e evitado a fase infecciosa e uma possível internação", orientou Jaqueline Barbosa.
O Centro de Triagem Iza Castro funciona no Ginásio Municipal João Paulo II, no parque Ceci Cunha, de domingo a domingo, 24 horas por dia.
Confira a entrevista completa com a coordenadora do Centro:
Veja também
Últimas notícias
Sobe para seis o número de mortes causadas por tornado no Paraná; uma pessoa está desaparecida
Polícia Militar mobiliza efetivo para Operação Enem 2025
Com mais de 700 mil atendimentos, Corujão da Saúde garante assistência em horário estendido
Primeira noite da Romaria de Frei Damião reúne fiéis com missa e show do Frei Sílvio
SMTT Arapiraca e empresas de viação alinham implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica
Lula presta solidariedade a famílias de vítimas de tornado no Paraná
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
