Covid -19

Movimento no Centro não tem grande impacto na pandemia, afirma Sindilojas

Wilton Malta afirma que, além dos cuidados adotados pelos estabelecimentos, pouco movimento impede aglomerações

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 08/03/2021 16h04 - Atualizado em 09/03/2021 09h09
Movimento no Centro não tem grande impacto na pandemia, afirma Sindilojas
Wilton Malta, presidente do Sindilojas Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Os empresários do comércio de Arapiraca estão em alerta devido a decisão do governo estadual em colocar o município na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Controlado. Na primeira onda da pandemia, no ano passado, a fase vermelha significava o fechamento das lojas de artigos e serviços não essenciais; mas desta vez, atém do horário restringido, o Estado determinou o fechamento apenas aos sábados e domingos.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca, Wilton Malta, o fechamento do comércio não teria um impacto significativo no número de casos positivos e de internações por Covid-19. “Eu, em particular, vejo que essa possibilidade de chegar a fechar [o comércio] existe. Vejo que o comércio dito não essencial é o mais visado e prejudicado. Mas não está havendo aglomeração em lojas que justifique o fechamento. Um ou outro estabelecimento pode ter movimento, mas, no geral, não”, declarou Malta.

O presidente do Sindilojas afirmou que há, por parte da maioria dos empresários, um esforço para o cumprimento dos protocolos sanitários e que o caso da loja de roupas íntimas que fechou as portas temporariamente após 15 funcionárias testarem positivo para Covid-19 foi uma exceção. “Trabalha com vendedoras externas, as chamadas sacoleiras. Em determinados horários, a loja recebe essa clientela. Alguma talvez não teve o cuidado necessário e transmitiu para um funcionário que replicou para os colegas”, explicou.

De acordo com ele, a redução do poder de compra do consumidor na pandemia fez com que aquela imagens de lojas cheias e vendedores correndo de um lado para o outro, atendendo vários clientes, ficasse no passado.

“Em 2020 vários seguimentos tiveram queda de até 60% nas vendas. Na fase do auxilio emergencial, quando permitido a abertura, as lojas populares venderam e alguns seguimentos ligados aos essenciais: supermercados e alimentos, cresceram em razão do auxilio e outros ficaram estáveis. Apenas as lojas tipo butique, perfumarias, e outras do tipo tiveram queda em relação a 2019. A clientela dizia que não tinha para onde ir, não iam a igreja, festas, e que, por conta disso reduziram as compras”, explicou.

Wilton Malta considera acertada a decisão do governo do Estado determinar o retorno de Arapiraca para a Fase Vermelha, sem o fechamento do comércio. “Há necessidade do lojista e clientela entenderem a gravidade da situação. Nós devemos nos ajudar. Mas fechar agora é um prejuízo muito grande. A decisão de manter aberto de segunda à sexta foi a ideal para o momento, porque representa menos sacrifício e menos possibilidade de demissão. Fechar totalmente é certeza de demissão”, explicou.

Bares e restaurantes


Conforme o presidente do Sindilojas, a decisão de fechar bares e restaurantes é reflexo da falta de comprometimento da população mais jovem, que não adota os cuidados com o rigor necessário.

“Pelo que vi em dias anteriores no Bosque das Arapiracas e pelo que ouvi em uma reunião com o prefeito, em que o representante da categoria estava presente, o gerente de um estabelecimento comentou sobre a grande preocupação com o funcionamento de espetinhos. Não tenho dúvida que esse seguimento precisa ser disciplinado e ajudar aos demais. Sabemos que o grupo jovem pensa diferente e não está ligando para os cuidados”, afirmou.