Saúde

Usuários denunciam falta de medicamentos e colírios para glaucoma na CEAF de Arapiraca

Um dos usuários aguarda desde agosto a chegada de um medicamento para imunidade

Por 7 Segundos 10/03/2021 07h07 - Atualizado em 10/03/2021 07h07
Usuários denunciam falta de medicamentos e colírios para glaucoma na CEAF de Arapiraca
Usuários denunciam falta de medicamentos e colírios desde agosto - Foto: Ilustração

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores dádivas brasileiras, mas, infelizmente, ainda esta longe de ser tão bem gerido em todo o território nacional.

Quem precisa de medicamentos de uso contínuo, por exemplo, nem sempre tem acesso a eles de forma gratuita, o que acaba prejudicando tratamentos de saúde.

Em Arapiraca, por exemplo, tem paciente aguardando desde agosto de 2020 a entrega de medicamentos pela Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf). É o caso do Sr. Eronides de Oliveira Silva, que mora no bairro Cavaco.

"Eu faço uso de um medicamento chamado Azatioprina. Pego três caixas por mês, mas desde agosto do ano passado que não tenho conseguido mais lá na Ceaf. Cada caixa custa cerca de R$100 e tem sido bem pesado manter o tratamento", desabafou.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), responsável pelo abastecimento da Ceaf, e foi informado de que o medicamento citado deve chegar em um prazo de 45 dias.

Indagado sobre os colírios para os pacientes que fazem tratamento de glaucoma, a Sesau informou que "dos oito colírios para o tratamento de glaucoma, cinco estão com o fornecimento regular. Quanto ao Dorzolamida, a aquisição já foi realizada e o abastecimento deve ser regularizado até o próximo dia 18. Quanto aos colírios Timolol e Brimonidina, o processo de compra está em fase de conclusão para que também voltem a ser entregues aos usuários do Ceaf, tanto na Capital quanto no Interior.