Governador de Pernambuco decreta mais rigidez nas medidas de combate à pandemia
Escolas, praias e parques também vão fechar

A partir desta quinta-feira (18), todo o estado de Pernambuco estará sob normas mais rígidas de combate a pandemia de coronavírus, que tem aumentado o número de doentes e mortes em todo o país. A medida foi decretada pelo governador do estado, Paulo Câmara (PSB), e vale até 28 de março. A restrição mais dura é para tentar conter o avanço da covid-19 no estado e evitar o colapso na rede de saúde, tanto pública quanto privada. Os dois sistemas estão pressionados.
Até a quarta-feira, 17 de março, segue em vigor o decreto para que apenas as atividades funcionem aos sábados e domingos (o dia inteiro) e entre as 20h e 5h nos dias úteis. Durante o período do "lockdown", ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.
“Estamos em um novo pico da crise e de ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, armou Paulo Câmara.
“Nenhum governo vai vencer essa doença sozinho. Só é possível superar a pandemia se cada pessoa, família, empresa, cada um de nós for agente de proteção, de cuidado, guerreiros e guerreiras da vida”, acrescentou.
Permanecerão ativos os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveos; petshops; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; material e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.
“Vamos fazer desses 11 dias o nosso momento de virada. Será difícil para o Estado inteiro, mas precisa ser o nosso movimento realmente coletivo, em que estaremos juntos e conscientes para vencer o vírus e trazer de volta paz, tranquilidade, esperança e ainda mais trabalho pelo futuro da nossa gente”, completou Paulo Câmara.
Mesmo com a abertura de novos leitos, a taxa de ocupação em UTI na rede pública segue acima de 90% desde a semana passada, enquanto na rede privada o índice ca próximo aos 90%.
Em pronunciamento no sábado (13), o governador Paulo Câmara alertou que "se a situação continuar se agravando, teremos medidas restritivas mais duras nos próximos dias".
Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata já vivenciaram um lockdown entre 16 e 31 de maio de 2020 (15 dias). Na ocasião, apenas as atividades essenciais puderam funcionar e, no período, houve implantação de um rodízio
de carros, alternadamente entre os nais de placas pares e ímpares.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, neste segunda-feira (15), 921 casos da covid-19 e mais 28 mortes pela doença. O estado totaliza 318.449 casos conrmados e 11.411 mortes pela covid-19.
Últimas notícias

Chuvas provocam alagamentos em Matriz de Camaragibe
![[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga](https://img.7segundos.com.br/s7Vx--DUY0aRXywzBaTpLD12Fwg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/suspeito-9.png)
[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga

Incêndio destrói móveis e objetos na casa de médico falecido em Arapiraca

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios esclarece fechamento de UBS nesta segunda (4)

Prefeito Luciano Barbosa entrega escola de tempo integral em Mangabeiras

TJAL discute com movimentos sociais regularização de terras das usinas Laginha e Guaxuma
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
