Segurança

Entidades entregam documento ao BPM para estratégia do Ronda no Bairro

Segundo Cláudio Júnior, comandante do Batalhão acenou positivamente para trazer o programa

Por 7Segundos 17/03/2021 10h10 - Atualizado em 17/03/2021 10h10
Entidades entregam documento ao BPM para estratégia do Ronda no Bairro
Representantes de entidades entregam documentos com informações para auxiliar na implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca - Foto: cortesia

Representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), da Associação do Centro Novo de Arapiraca (Acena) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entregaram, na manhã desta terça-feira (16), documento ao Terceiro Batalhão da Polícia Militar, com informações que poderão auxiliar na implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca.

“Fizemos a solicitação para trazer esse programa para a nossa cidade na primeira reunião que tivemos com o novo comandante do Batalhão, o tenente-coronel Aloísio, e ele foi muito empático com a gente e com todos os pleitos que fizemos. Na última sexta-feira, ele telefonou dizendo que estava articulando junto ao comando da Polícia Militar e do governo do Estado e tinha uma resposta positiva quanto ao programa”, declarou Cláudio Júnior, presidente da Acena.

Na ocasião, o comandante Aloísio solicitou que as entidades relacionadas elaborassem um documento com informações sobre o comércio de Arapiraca. “Levantamos dados sobre as principais ruas, a quantidade de empresas e falando também sobre as particularidades do nosso comércio, que serve de polo para cerca de 20 municípios que ficam no entorno de Arapiraca. Segundo dados de 2019, cerca de 30 mil pessoas circulam diariamente no comércio da nossa cidade”, explicou.

O comandante Aloísio não recebeu pessoalmente o documento porque precisou ir a Maceió participar de uma reunião com o Comando, mas, de acordo com Cláudio Júnior, o tenente-coronel tem atendido os pleitos do setor.

“Ele colocou a Força Tática no Centro e vários policiais a pé. Além disso, todas as situações que têm ocorrido no Centro, como um assalto a uma loja, a Polícia Militar chegou ao local em menos de cinco minutos. Isso é inédito para nós”, declarou.

A respeito do Ronda no Bairro, o presidente da Acena afirmou que o programa deve ter um impacto muito positivo na sensação de segurança e redução da criminalidade. “A principal vantagem é que teríamos policiamento de maneira ininterrupta no Centro, diferente de agora que, se acontecer alguma ocorrência em outro bairro, a força policial vai se deslocar para lá, e com o Ronda no Bairro, isso não acontece, porque ele ficará no Centro, podendo responder de maneira rápida a qualquer situação. Além disso, o policiamento ostensivo vai coibir os criminosos e aumentar a sensação de segurança”, ressaltou.