Vereadores propõem quatro meses de ajuda emergencial a desempregados e votação do pacote é adiada
Projeto original enviado pela prefeitura de Arapiraca prevê pagamento de duas parcelas de R$ 200
Em uma sessão que se estendeu até depois da meia-noite, os vereadores de Arapiraca não chegaram a um consenso a respeito do pacote emergencial de ajuda aos empresários e aos desempregados do setor de bares e restaurantes do município. A votação do projeto de lei, encaminhado pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB) em regime de urgência, acabou sendo adiada e deve acontecer em sessão extraordinária ainda esta semana.
O presidente do Legislativo, Thiago ML (PROS) encabeça uma lista de parlamentares que quer colocar uma emenda no projeto, modificando de duas para quatro o número de parcelas da ajuda emergencial concedida pela prefeitura. A emenda foi assinada pelo grupo conhecido informalmente como G9: Márcio Marques (Republicanos), Dr. Fabio (PSDB), Pablo Fênix (PSDB), Melquisedec (PROS), Adriano Targino (PP), Ginaldo Bicudo (Republicanos), Fabiano Leão (PSDB), Zé Carlinhos (PSC) e o próprio presidente da Câmara.
O projeto de lei original, encaminhado pela prefeitura de Arapiraca, define isenção de IPTU no ano de 2021 e taxa de localização para os bares, restaurantes e congêneres do município, além de um auxílio financeiro destinado aos trabalhadores desempregados do setor, incluindo os músicos e também funcionários desempregados de academias. O município propõe ajuda financeira de duas parcelas no valor de R$ 200.
Ao discursar sobre a emenda, Thiago ML declarou que a prefeitura só tomou a iniciativa de ajudar os empresários e desempregados do setor após a Câmara Municipal convocar uma reunião - junto com representantes do segmento - para pedir ajuda da prefeitura de Arapiraca e do governo do Estado para que os empreendimentos possam atravessar a fase vermelha sem fechar as portas em definitivo.
“Na terça-feira (09), fomos procurados por representantes da classe e ouvimos a situação porque estão passando. O vereador Fabiano Leão ligou para o prefeito Luciano Barbosa, solicitando uma reunião para que fosse discutida a problemática da classe”, declarou, ressaltando que o projeto de lei é resultado desse encontro e enaltecendo o papel do Legislativo neste processo.
Mesmo assim, o presidente da Câmara classifica o pacote de ajuda como uma “derrota” aos trabalhadores que foram demitidos dos bares e restaurantes, uma vez que não teriam condições de conseguirem outro emprego no setor enquanto os estabelecimentos continuarem com o atendimento restrito a entregas. E, por conta disso, ele espera que Luciano Barbosa reconsidere a decisão:
“Acredito que o prefeito Luciano Barbosa possa aceitar esta proposta que é de fundamental importância, aumentando para quatro meses a ajuda para esses trabalhadores que vêm sofrendo desde o começo da pandemia”, disse, ressaltando que, por conta disso, decidiu não colocar o projeto original em votação.
A sessão da Câmara teve praticamente seis horas de duração, boa parte delas tomadas pela discussão a respeito do projeto de lei. Outra parte dos parlamentares defendeu que a ajuda emergencial não deve se estender além dos dois meses porque seria “suficiente” para a situação atual e também porque a prorrogação poderia significar uma despesa que a prefeitura não teria como arcar no futuro.
Todos os 19 parlamentares compareceram à sessão presencial, que conforme a assessoria foi conduzida seguindo protocolos de segurança sanitária.
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e outros dois ficam feridos durante evento em Marechal Deodoro
Jovem vítima de acidente em Mata Grande morre após quatro dias internada
Empresário sofre escoriações ao ter motocicleta atingida por motorista imprudente em Palmeira dos Índios
Grave acidente envolvendo três veículos é registrado próximo ao Residencial Agreste, em Arapiraca
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
