Nanossatélite produzido pela UFSM é lançado no Cazaquistão
Foguete russo levou até a órbita terrestre o equipamento que vai ajudar a mapear problemas em comunicações, redes de distribuição de energia, sinais de GPS, falhas de equipamentos eletrônicos e o funcionamento de outros satélites
O nanossatélite desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi lançado, na madrugada desta segunda-feira (22), no Cazaquistão. O equipamento foi levado até a órbita a bordo de um foguete russo.
Com sensores capazes de medir o campo magnético da terra, o nanossatélite tem uma caixa com menos de dois quilos e vai ficar na órbita a uma distância de cerca de 600 quilômetros da terra.
O equipamento vai ajudar a mapear problemas que podem afetar as comunicações, redes de distribuição de energia, sinais de GPS, falhas de equipamentos eletrônicos e o funcionamento de outros satélites. As informações serão enviadas diariamente para a base que fica na UFSM.
O programa é responsável pelo lançamento, em 2014, do primeiro nanossatélite brasileiro, que ainda continua em órbita.
Inicialmente, o lançamento estava marcado para a madrugada de sábado (20), mas foi adiado por problemas de oscilação de energia. Em nota da Roscosmos, o comitê no Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), informou que, após um teste, foi detectada uma avaria técnica.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações transmitiu, ao vivo, o lançamento do nanossatélite.

Equipe de montagem e integração do nanossatélite da universidade. — Foto: UFSM/Divulgação

Foguete russo que levou nanossatélite até a órbita terrestre. — Foto: INPE/Divulgação
Últimas notícias
Brasil é o único país do Mercosul afetado por veto da UE à carne
Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026
Projeto Raízes de Arapiraca, de Ricardo Nezinho, chega a sua 32ª edição
Renan Filho conhece criança que viralizou falando inglês e exalta educação pública
Marx Beltrão elogia gestão de Jadson Lessa em São Miguel dos Milagres
Morre o empresário Kristhian Douglas Pinaud Calheiros, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
