Covid -19

Unidade Sentinela de Arapiraca completa um ano com cerca de 40 mil casos de síndromes gripal

Município implantará projeto de combate ao estresse com os profissionais do local

Por 7 Segundos com Assessoria 23/03/2021 15h03 - Atualizado em 23/03/2021 15h03
Unidade Sentinela de Arapiraca completa um ano com cerca de 40 mil casos de síndromes gripal
Unidade Sentinela é a porta de entrada para atendimento a pacientes com Covid-19 em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Um ano após a sua inauguração, a Unidade Sentinela de Arapiraca contabiliza cerca de 40 mil atendimentos, sendo responsável pelo tratamento de milhares de pessoas.

O prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade e ratificou a importância de cada profissional de saúde da cidade.

“Milhares de arapiraquenses foram salvos graças ao trabalho desenvolvido na Unidade Sentinela. Graças ao atendimento de qualidade feito no local, Arapiraca tem, hoje, uma das menores taxas de letalidade de Alagoas”, destacou o prefeito.

A Unidade Sentinela, que passou a funcionar no 3 Centro de Saúde, começou a atender os casos de Síndromes Gripais antes mesmo do primeiro caso ser conformado em Arapiraca. O período era de incertezas e medo também entre os profissionais de saúde.

Projeto de valorização dos profissionais

Com o objetivo de incentivar os profissionais de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca está colocando em prática, na Unidade Sentinela, o projeto “Cuidando das emoções frente à pandemia: de profissionais para profissionais”.

Estudos apontam que profissionais de saúde que assistem pacientes com Covid-19 apresentam altas taxas de sintomas de depressão, ansiedade, insônia e angústia, e ressaltam a necessidade de intervenções especiais para promover o bem-estar mental desses profissionais com atenção mais cuidadosa para as mulheres que estão na linha de frente.

Dentre os principais pontos de execução do projeto estão: possibilitar ao profissional o fortalecimento emocional; promover um comportamento de autocuidado eficiente; promover resiliência no enfrentamento às demandas no trabalho e no lar; oferecer instrumentos técnicos para mediação de conflitos internos e externos; e treinar técnicas de relaxamento e atenção plena.