Escolas de Arapiraca vão fornecer EJA integrado a cursos profissionalizantes
A educação complementar será dividida em nove eixos
Arapiraca é a segunda cidade mais importante de Alagoas e seu desenvolvimento se dá graças ao trabalho de seu povo. Para impulsionar o progresso e dar oportunidade de vida à população, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, vai disponibilizar Educação para Jovens e Adultos (EJA) integrado a cursos profissionalizantes.
De acordo com a secretária de Educação e Esporte, Ivana Carla, as práticas pedagógicas precisam ser colhedoras, principalmente para quem está retomando os estudos.
“Precisamos garantir não só o acesso, mas a permanência dos estudantes considerando suas especificidades, seus conhecimentos prévios e seus projetos de vida”, disse a gestora.
A formação complementar, que terá a implantação de cursos profissionalizantes com carga horária de 80 horas, será distribuída em nove eixos. São eles:
- Eixo 1: 3D e Games;
Eixo 2: Animação e Design;
Eixo 3: Artesanato;
Eixo 4: Cotidiano;
Eixo 5: Culinária e Gastronomia;
Eixo 6: Doces e Confeitaria;
Eixo 7: Estética e Beleza;
Eixo 8: Evento e Turismo;
Eixo 9: Fotografia e Vídeo.
A formação será ministrada em plataforma online seguindo orientações das próprias instituições de ensino, e os alunos poderão escolher cursos em até dois eixos de atuação.
Educação Modular
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) a partir do ano letivo 2021 será ofertada na estrutura modular, reconhecendo os princípios norteadores das práticas pedagógicas determinadas pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica.
Em outras palavras, o ensino não será feito em bimestres, como no fluxo normal, mas em módulos, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental em até 1 ano.
Matrículas Abertas
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, está com matrículas abertas para o ano letivo 2021 na modalidade EJA.
Os interessados podem procurar a uma das instituições de ensino que servirão como polo. São elas:
- Escola 31 de Março;
Escola Djalma Matheus Santana;
Escola Crispiniano Ferreira de Brito;
Escola Domingos Lopes da Silva;
Escola Hugo José Camelo Lima;
Escola João Batista Pereira da Silva;
Escola Pedro Suruagy;
Escola Laury Capistrano da Silva;
Escola Professor Lourenço de Almeida.