Covid -19

Alagoas deve permanecer na fase vermelha devido aumento de óbitos e ocupação hospitalar alta

Média diária de casos poistivos por dia em Alagoas teve redução, mas a quantidade de óbitos aumentou e a de internações continua alta

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 29/03/2021 18h06 - Atualizado em 29/03/2021 18h06
Alagoas deve permanecer na fase vermelha devido aumento de óbitos e ocupação hospitalar alta
Atendimento na Central de Triagem de Arapiraca - Foto: Ewerton Silva (7 Segundos)

Prestes a completar duas semanas da fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado, o governador Renan Filho (MDB) vai anunciar, nesta terça-feira (30) as medidas de enfrentamento da pandemia pelos próximos 15 dias. Nesta segunda-feira (29), ele afirmou que ainda é muito cedo para falar na progressão do Estado para a fase laranja.

"Provavelmente ainda não [a progressão para da fase laranja], porque tivemos crescimento de mortes e ainda estamos com a taxa de ocupação da UTI superior a 80%. Não é prudente e nem razoável voltar à fase laranja agora. Mas não posso antecipar as informações porque terei que conversar com a Saúde, com vários segmentos da sociedade civil organizada, com os setores produtivos para a gente verificar o melhor caminho a seguir", declarou, durante assinatura de ordem de serviço para a construção de sete escolas no interior.

Apesar do pacote de ajuda a parte dos setores produtivos do Estado, há uma pressão por parte dos empresários para o relaxamento das medidas de distanciamento social. Por conta disso, o governador preferiu não antecipar informações sobre o novo decreto, que segundo ele tem sido discutido internamente com sua equipe de governo.

A razão disso é de talvez ainda não existam motivos suficientes para que Alagoas progrida para a fase laranja do plano. O 7Segundos estudou o “comportamento” da Covid-19 nas últimas semanas, com base nos boletins epidemiológicos e de ocupação de leitos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e fez um comparativo entre os dez últimos dias - de 19/03 (primeiro dia em que a fase vermelha passou a valer para todo o Estado) até 28/03 (último boletim consolidado até o momento) - e os dez dias anteriores, de 09 a 18 de março.

De 09 a 18/03:
8.305 casos positivos (média de 830 novos casos por dia); 172 óbitos (média de 17 por dia); e ocupação hospitalar variando entre 68% a 72%, com a criação de 145 leitos no intervalo.

De 19 a 28/03:
7.462 novos casos (média de 746 casos positivos por dia); 215 óbitos (média de 21 por dia); e ocupação hospitalar variando entre 67% a 71%, com a criação de 28 leitos no período.

Na entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (29), o governador Renan Filho falou sobre a redução da taxa de ocupação de 93% para 86%. Ele se referiu a taxa de ocupação dos leitos UTI-Covid na Capital e interior. Quando feita a média percentual somando os leitos intermediários, leitos com respirador e leitos clínicos, a taxa de ocupação hospitalar geral é de 67%. 

As estatísticas mostram que, em dez dias de fase vermelha, o número de novos casos de Covid-19 reduziu, em comparação com o período de dez dias anterior. Do dia 09 a 18/03, um total de 8.305 pessoas testaram positivo para a doença, contra 7.462 desde quando a fase vermelha começou a valer até o último domingo. Com isso, a média de casos positivos por dia caiu de 830 para 746. Nos últimos dez dias, em apenas dois, o número de pessoas que testaram positivo passou de mil

Em compensação, a letalidade da Covid-19 continua subindo em Alagoas. Do dia 19 até o domingo, foram registrados 215 mortes provocadas pela doença. Em todos os dias desse intervalo, nenhum deles teve quantidade de mortes inferior a 20 em um único dia. Diferente do intervalo anterior, em que por seis dias seguidos, houve registro de 16 mortes por dia. Nesse período, foram registradas 172 mortes. Ou seja, nos dez primeiros dias da fase vermelha em Alagoas foram registradas 43 mortes a mais que nos dez dias anteriores.

Ocupação hospitalar

Já a taxa de ocupação hospitalar geral não sofreu muita alteração no período. No domingo estava em 67% do total de 1.186 leitos, o mesmo percentual registrado no dia 19 de março, quando o decreto da fase vermelha passou a valer. Neste dia, Alagoas contava com 1.158 leitos, entre enfermaria, intermediários e UTIs exclusivos para pacientes de Covid-19. Neste intervalo, foram criados 43 novos leitos e a taxa de ocupação hospitalar chegou a 71% na quinta-feira da semana passada, 25 de março. No domingo, havia um total de 824 pacientes infectados pelo coronavírus internados nos hospitais, destes 318 ocupavam os leitos de UTI, que atingiu 86% da lotação.

Antes do decreto da fase vermelha, a taxa de ocupação hospitalar geral era de 72%, enquanto a de leitos de UTI já havia atingido 93%. O número de leitos, entretanto, era de 1.124 e havia 807 pessoas internadas. Ou seja, apesar do percentual de ocupação hospitalar ter sofrido uma leve alteração para baixo, provocada pelo aumento na quantidade de leitos, em números absolutos, a quantidade de pacientes com Covid-19 que necessitam de atendimento hospitalar aumentou.

Estes números não alcançaram a expectativa diante da rigidez das medidas adotadas na fase vermelha, que proibiram todas as festas, públicas e particulares, além de determinar o fechamento de bares, restaurantes e congêneres e ainda limitar mais os dias de funcionamento do comércio. Com a progressão para a fase vermelha, algumas restrições poderiam ser relaxadas.