Idosos que perderam prazo da 2ª dose ainda podem se vacinar contra a Covid-19
População deve procurar os postos de vacinação nos municípios para completar o esquema vacinal

Para a população estar imunizada contra a Covid-19 se faz necessário tomar as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, seja CoronaVac ou AstraZeneca. Por isso, as pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante devem estar atentas ao tipo da vacina que recebeu e, principalmente, observar a data para receber a segunda dose, conforme consta no cartão de vacinação.
Aqueles idosos que receberam o imunizante CoronaVac, devem procurar os pontos de vacinação nos municípios entre 21 e 28 dias após a primeira dose. No caso de aplicação da AstraZeneca, as pessoas devem tomar a segunda dose após 12 semanas, ou seja, depois de três meses de aplicação da primeira dose.
De acordo com Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as pessoas somente estarão devidamente imunizadas após receberem a segunda dose do imunizante.
“Para afirmarmos que a pessoa está devidamente imunizada contra à Covid-19, é preciso fechar o esquema vacinal, que só vai estar completo após a administração das duas doses da CoronaVac ou da AstraZeneca”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde.
Ainda segundo Herbert Charles Barros, aquele idoso que toma somente uma dose da vacina, não vai ter a imunidade protetora esperada. Ele reforça que independentemente do tempo entre uma dose e outra, as pessoas precisam ir até um local de vacinação para tomar a segunda dose.
“Nos casos, em que, por exemplo, o idoso tiver tomado, há mais de 28 dias, a primeira dose de CoronaVac, ele deve ir tomar a segunda dose, mesmo depois do prazo estipulado. Só assim, ele estará devidamente imunizado”, reforçou Hebert Charles Barros.
Ele salientou que, nos casos em que a pessoa adoeceu ou contraiu a Covid-19 antes de tomar a segunda dose, é necessário esperar 30 dias após a recuperação para voltar ao posto de vacinação. “Pessoas com febre, com outro problema de saúde ou com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus devem aguardar se recuperarem para tomar a segunda dose”, enfatizou.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
