Idosos que perderam prazo da 2ª dose ainda podem se vacinar contra a Covid-19
População deve procurar os postos de vacinação nos municípios para completar o esquema vacinal
Para a população estar imunizada contra a Covid-19 se faz necessário tomar as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, seja CoronaVac ou AstraZeneca. Por isso, as pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante devem estar atentas ao tipo da vacina que recebeu e, principalmente, observar a data para receber a segunda dose, conforme consta no cartão de vacinação.
Aqueles idosos que receberam o imunizante CoronaVac, devem procurar os pontos de vacinação nos municípios entre 21 e 28 dias após a primeira dose. No caso de aplicação da AstraZeneca, as pessoas devem tomar a segunda dose após 12 semanas, ou seja, depois de três meses de aplicação da primeira dose.
De acordo com Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as pessoas somente estarão devidamente imunizadas após receberem a segunda dose do imunizante.
“Para afirmarmos que a pessoa está devidamente imunizada contra à Covid-19, é preciso fechar o esquema vacinal, que só vai estar completo após a administração das duas doses da CoronaVac ou da AstraZeneca”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde.
Ainda segundo Herbert Charles Barros, aquele idoso que toma somente uma dose da vacina, não vai ter a imunidade protetora esperada. Ele reforça que independentemente do tempo entre uma dose e outra, as pessoas precisam ir até um local de vacinação para tomar a segunda dose.
“Nos casos, em que, por exemplo, o idoso tiver tomado, há mais de 28 dias, a primeira dose de CoronaVac, ele deve ir tomar a segunda dose, mesmo depois do prazo estipulado. Só assim, ele estará devidamente imunizado”, reforçou Hebert Charles Barros.
Ele salientou que, nos casos em que a pessoa adoeceu ou contraiu a Covid-19 antes de tomar a segunda dose, é necessário esperar 30 dias após a recuperação para voltar ao posto de vacinação. “Pessoas com febre, com outro problema de saúde ou com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus devem aguardar se recuperarem para tomar a segunda dose”, enfatizou.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
