Grupo artístico de Arapiraca oferece apoio a pessoas que sofrem com depressão
Arte e Transformação mantém ações mesmo com suspensão dos encontros presenciais durante a pandemia

Apesar de a pandemia restringir os encontros presenciais que aconteciam nos finais de semana no Bosque das Arapiracas, o grupo Arte e Transformação mantém o trabalho de auxílio a pessoas com depressão. Por meio das redes sociais e até presencialmente, em alguns casos, os membros do grupo já ajudaram várias pessoas com pensamentos suicidas.
“Teve uma vez que recebi uma ligação de uma pessoa dizendo ‘vou me matar hoje’ e, com muita conversa, conseguimos fazer com que desistisse dessa ideia. Hoje essa pessoa está casando e tendo filhos. Recentemente também tivemos que conversar com parente de um integrante do grupo que também tem pensamentos de suicídio e ajudamos uma jovem trans que foi expulsa de casa pelos pais”, Paulo Alexandre dos Santos.

Ele é diretor do grupo Arte e Transformação e tem formação em Pedagogia e Psicopedagogia e no apoio às pessoas com depressão conta também com a ajuda de psicólogo. “Nós vivemos em uma sociedade excludente e essa situação está ainda pior durante a pandemia. Muitas pessoas estão passando por dificuldades, por sofrimentos e às vezes basta um pouco de contato humano para se sintam melhor”, declara, ressaltando que a quantidade de pessoas que têm buscado ajuda nesse período aumentou.
E, em alguns casos, essa ajuda vai além da conversa em momentos críticos. Várias vezes, o grupo uniu forças e recursos para ajudar quem precisa com alimentos ou medicações. Para manter esse tipo de ajuda e também continuar com o trabalho de aconselhamento de jovens, eles criaram o “A&T Marketing”, uma maneira de permutar a solidariedade de empresas e prestadores de serviços com divulgação nas redes sociais do grupo.

“Foi a forma que encontramos para arrecadar dinheiro, que nós precisamos para a manutenção do projeto, transporte, compra de cestas básicas, ou remédio de alguém que precise, coisas do tipo. Então, além de fazer uma boa ação, na verdade a pessoa vai estar pagando por um serviço que estamos prestando a ela”, declarou.
Antes da pandemia, o grupo Arte e Transformação costumava se reunir, nos finais de semana no Bosque das Arapiraca. Os encontros eram abertos a quem se interessasse e, além do acolhimento, eles também promoviam dinâmicas e aulas de teatro, como uma forma de ajudar as pessoas a expressarem e extravasarem sentimentos.
Para ajudar ou buscar ajuda, basta entrar em contato com o grupo Arte e Transformação pelo perfil no Instagram @arte_e_transformação ou pelo WhatsApp: +55 82 9942-1529

Últimas notícias

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão

Polícia recupera veículos com restrição de roubo e furto em Maceió

Nova Nota Fiscal Eletrônica: teste do novo modelo começa em todo o Brasil neste mês

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
