Covid -19

Arapiraca contabiliza quase metade de casos ativos de Covid-19 de Alagoas

Do total de 3.801 pacientes que estão se tratando para a doença atualmente, 1.811 estão em Arapiraca

Por 7Segundos 04/05/2021 14h02
Arapiraca contabiliza quase metade de casos ativos de Covid-19 de Alagoas
Teste positivo para covid-19 - Foto: ilustração

Mesmo com a redução da quantidade de novos casos positivos em Arapiraca no início da semana, o município contabiliza 47% dos pacientes que estão em tratamento domiciliar ou hospitalar da Covid-19 em Alagoas. O município conta - conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde - com um total de 1.811 casos ativos da doença, enquanto em todo o Estado, o número total é de 3.801 pessoas enfrentando a doença neste momento.

Após uma alta de novos casos positivos para a doença na semana passada - que mantinha uma média acima de cem na maioria dos dias nas últimas duas semanas - o número de pessoas que receberam o diagnóstico de Covid-19 em Arapiraca caiu para 59 no domingo (02) e 84 na segunda-feira. No mesmo boletim, foi divulgado que há 46 arapiraquenses hospitalizados no município. Apesar de Arapiraca estar com uma taxa de 89% de ocupação dos leitos de UTI-Covid, a maioria desses pacientes são de outros municípios.

Com a exclusão dos hospitalizados, Arapiraca tem hoje 1.765 pessoas carregando o vírus da Covid-19 em tratamento domiciliar, com recomendação médica para fazer isolamento social para evitar a transmissão da doença. Em Alagoas, o número de pessoas que estão cumprindo o isolamento de 14 dias em casa e que estão assintomáticas ou com sintomas leves da infecção é de 3.129, enquanto outras 672 pessoas ocupam leitos hospitalares.

O número de casos ativos de Covid-19 é obtido por meio do cálculo em que se subtrai o número total de casos confirmados do total de curados e de óbitos.

Com Arapiraca contabilizando atualmente quase metade dos casos ativos da doença - os outros 101 municípios, incluindo Maceió somam 1.990 - é possível dizer que o município é o atual epicentro da pandemia em Alagoas. Além disso, um morador da segunda maior cidade alagoana tem mais chance de ser infectado pelo coronavírus do que em qualquer outro município do Estado.

Por conta disso, é importante relembrar os cuidados para evitar a contaminação, como o uso de máscara de proteção tanto em locais fechados como em espaços públicos, obedecendo à lei estadual sancionada pelo governador Renan Filho, além da higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e principalmente evitar aglomerações.