Política

Paulo Dantas sugere que Estado assuma continuidade de obras hídricas do governo federal

Deputado afirma que atrasos em repasses federais para obras de abastecimento e Canal do Sertão prejudicam municípios

Por 7Segundos 11/05/2021 16h04
Paulo Dantas sugere que Estado assuma continuidade de obras hídricas do governo federal
Paulo Dantas, deputado estadual pelo MDB - Foto: Ellen Oliveira/ 7Segundos

A escassez de água para consumo humano e para as atividades agrícolas é apontada pelo deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como a principal dificuldade enfrentada pelas famílias sertanejas. E a solução, que passa por obras hídricas como a reforma de adutoras e o Canal do Sertão, executadas pela União, poderia contar com maior empenho do governo estadual.

Em entrevista para o 7Segundos, o parlamentar relata que a população sertaneja e na região da Bacia Leiteira “não aguenta mais” as dificuldades por conta da deficiência no abastecimento. Segundo ele, a última vez que o Estado fez grandes investimentos no setor foi na década de 1990, nos mandatos Geraldo Bulhões e Divaldo Suruagy. Ele avalia que, agora, Renan Filho poderia fazer o mesmo.

“Sugeri há pouco tempo na Assembleia que o governador aporte recursos estaduais para concluir essas obras e melhorar abastecimento na região. Nós temos lá bombas antigas, tubos ultrapassados que precisam ser trocados. A gente precisa, o mais rápido possível, concluir essas obras conveniadas com o governo federal. As famílias sertanejas não aguentam mais esperar a conclusão dessas obras e o governo federal realmente tem atrasado o repasse dos recursos, que faz com que as obras demorem muitos anos para serem concluídas. Então estamos na expectativa que o governador Renan Filho - pela condição financeira que o Estado passa, que é positiva - possa concluir essas obras e melhore o abastecimento de água do Sertão”, declarou.

Dantas afirma ainda que, com planejamento, o Canal do Sertão pode transformar a paisagem semiárida em solo fértil para a agricultura, além de servir também para consumo humano. O deputado afirma que a iniciativa de levar água encanada do Canal para abastecimento humano deu certo no povoado Piau, zona rural de Piranhas, e pode ser replicada em outras comunidades que sofrem com a deficiência no abastecimento.

Por conta disso, ele comemora a visita do presidente Bolsonaro (sem partido) na inauguração do trecho 4 do Canal do Sertão, prevista para a quinta-feira (13), que poderia estar mais adiantada se houvesse celeridade no envio de recursos.

“O Canal do Sertão é uma obra muito importante e vai ser muito bom que o presidente Jair Bolsonaro, venha conhecer, para que ele aporte mais recursos e dê celeridade à obra. Durante esses dois anos de governo Bolsonaro, tivemos muitas dificuldades para tocar a obra do Canal do Sertão”, ressaltou.

Apesar de estar apenas em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Paulo Dantas é considerado um parlamentar influente, que teve importante papel na reeleição da atual mesa diretora. Nas eleições de 2022, ele pretende apostar na sua ascendência junto aos prefeitos sertanejos e buscar ainda mais autoridade no Legislativo Estadual. 

“Estou adquirindo experiência no poder Legislativo, já tive oportunidade de ser prefeito duas vezes no município de Batalha e o que planejamos para 2022 é disputar novamente o cargo de deputado estadual”, ressaltou.