Com redução de doações na pandemia, Banco de Leite Humano só consegue atender 49% da demanda em Arapiraca
Devido pandemia, doação caiu 44% no município, de acordo com órgão municipal

A pandemia provocou uma queda de 44% na doação de leite materno em Arapiraca. O Banco de Leite Humano (BLH) do município divulgou, nesta quarta-feira, 19 de maio - Dia Mundial de Doação de Leite Humano - dados preocupantes que podem custar a vida de bebês prematuros e com comorbidades.
Em 2020, o BLH não conseguiu atender 27% das solicitações de leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP) feitas pela UTI neonatal do Hospital Regional em Arapiraca. Com a redução na quantidade de doações desde o início da pandemia, atualmente apenas 49% da demanda do LHOP para os bebês mais graves internados na UTI neonatal conseguem ser atendida.

Para os bebês saudáveis, a importância do leite materno é indiscutível e, para os bebês que nasceram antes do tempo ou que possuem patologias, o alimento é fator de sobrevivência. Eles têm mais chance de recuperação, ganha peso mais rápido e se desenvolve com mais saúde.

Por conta disso, o BLH de Arapiraca lança, nesta data campanha para estimular a doação de leite, com o tema: “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperanças”, como parte das ações da Semana de Doação de Leite Humano de Alagoas, que acontece entre os dias 19 e 25 de maio, com o objetivo de ampliar a consciência sobre a importância do leite materno e sua doação.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda o Leite Humano como alimento exclusivo até o sexto mês de vida do bebês, sem necessidade de água, chás ou outros alimentos. Ele é completo e supre todas as necessidades da criança”, explicou a diretora do Banco de Leite Humano Municipal, Deise Gonçalves.

Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
