Covid -19

Com redução de doações na pandemia, Banco de Leite Humano só consegue atender 49% da demanda em Arapiraca

Devido pandemia, doação caiu 44% no município, de acordo com órgão municipal

Por 7Segundos com Prefeitura de Arapiraca 19/05/2021 15h03
Com redução de doações na pandemia, Banco de Leite Humano só consegue atender 49% da demanda em Arapiraca
Doação de leite materno (Ilustração) - Foto: Ministério da Saúde

A pandemia provocou uma queda de 44% na doação de leite materno em Arapiraca. O Banco de Leite Humano (BLH) do município divulgou, nesta quarta-feira, 19 de maio - Dia Mundial de Doação de Leite Humano - dados preocupantes que podem custar a vida de bebês prematuros e com comorbidades.

Em 2020, o BLH não conseguiu atender 27% das solicitações de leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP) feitas pela UTI neonatal do Hospital Regional em Arapiraca. Com a redução na quantidade de doações desde o início da pandemia, atualmente apenas 49% da demanda do LHOP para os bebês mais graves internados na UTI neonatal conseguem ser atendida.


Para os bebês saudáveis, a importância do leite materno é indiscutível e, para os bebês que nasceram antes do tempo ou que possuem patologias, o alimento é fator de sobrevivência. Eles têm mais chance de recuperação, ganha peso mais rápido e se desenvolve com mais saúde.


Por conta disso, o BLH de Arapiraca lança, nesta data campanha para estimular a doação de leite, com o tema: “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperanças”, como parte das ações da Semana de Doação de Leite Humano de Alagoas, que acontece entre os dias 19 e 25 de maio, com o objetivo de ampliar a consciência sobre a importância do leite materno e sua doação.

“A Organização Mundial de Saúde recomenda o Leite Humano como alimento exclusivo até o sexto mês de vida do bebês, sem necessidade de água, chás ou outros alimentos. Ele é completo e supre todas as necessidades da criança”, explicou a diretora do Banco de Leite Humano Municipal, Deise Gonçalves.