Programa Cidade Viva pretende requalificar setores da economia em Arapiraca
A ideia é criar um ambiente inovador e sustentável tanto para os lojistas
O centro comercial de Arapiraca está recebendo um conjunto de ações estruturantes para reforçar ainda mais vocações econômicas, que inclui a valorização e ordenamento dos espaços públicos, a fim de fortalecer todas as atividades produtivas. Isso se dará com a implantação do Cidade Viva, programa idealizado com o propósito de fomentar os negócios e atrair novos empreendimentos.
A ideia, segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico Rosa Lira, responsável por suas estratégias de lançamento, vai criar um ambiente inovador e sustentável tanto para os lojistas, como também para os vendedores ambulantes que trabalham no centro de Arapiraca.
“O momento é de ressignificar, de retomada de negócios, de reinvenção para novos mercados e de muita ousadia, uma característica comum aos nossos empresários”, falou Rosa.
A iniciativa responde a uma solicitação do prefeito Luciano Barbosa, que propôs um levantamento completo e um diagnóstico acerca da economia existente e das atividades produtivas na cidade de Arapiraca, com ênfase no centro comercial.
A implantação do Programa Cidade Viva tem diversos objetivos, dentre eles melhorar a alocação dos vendedores ambulantes no centro de Arapiraca, por meio da desocupação ordenada das calçadas e vias públicas para espaços com estrutura adequada conforme as necessidades de cada segmento.
O leque de ações inclui também a adoção de projetos como o Centro Novo, requalificação da Praça Deputado Marques da Silva, implantação de bicicletário, postes inteligentes, sinalização turística, programas de mobilidade, implantação de internet livre, videomonitoramento, colocação de totens, coleta seletiva do lixo, modernização dos espaços públicos, acessibilidade, padronização das calçadas, criação da Zona Azul e ordenamento do trânsito, entre outras ações.
Linhas de crédito
Rosa Lira também esclarece que o setor produtivo terá acesso a linhas de crédito, além de treinamentos e cursos de capacitação para dinamizar e fortalecer ainda mais os negócios.
A secretária adianta que todos os passos estão sendo adotados de forma transparente, com a participação dos ambulantes, lojistas, agência de fomento como o Sebrae e demais representantes da sociedade de Arapiraca, a exemplo da CDL, ABRASEL, Sindilojas, Centro Novo, dentre outros.
O Programa Cidade Viva prevê ainda a disponibilidade de espaços públicos com infraestrutura ampliada, a exemplo da colocação de boxes no Mercado Público, Mercado do Artesanato, Mercado Verde, Feira da Fumageira e Shopping Popular para que os vendedores ambulantes possam comercializar os seus produtos de forma organizada e com total assistência.
“Com a participação e fala dos representantes do setor econômico, que abriga desde empresários a ambulantes, iremos criar a ambiência adequada para que Arapiraca seja ainda mais forte e desenvolvida”, falou a Secretária.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
