Rodrigo Cunha vai ao Ministério da Saúde tratar da implantação do prontuário eletrônico em Alagoas
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes", disse o senador
O senador Rodrigo Cunha se reuniu nesta quarta-feira (26) com o Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), Jacson Venâncio, para tratar da implementação do prontuário eletrônico do cidadão em Alagoas. O prontuário digital, conhecido como ConecteSUS, está sendo implantado de forma piloto no estado.
A ideia é que todas as informações sobre atendimentos, exames, medicamentos e vacinações de todos os pacientes estejam organizadas num aplicativo de acesso aos médicos e ao próprio paciente.
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes. Em último caso, pode ajudar a salvar vidas, pois ali constará todo o histórico médico do paciente, que o acompanhará onde quer que ele esteja”, pontuou Rodrigo Cunha.
Rodrigo participou da reunião como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) e acompanha o tema desde que Alagoas foi escolhida para sediar o projeto piloto do ConecteSUS.
No encontro, o senador foi informado de que alguns municípios alagoanos receberam ajuda financeira para implementar o ConecteSUS, mas ainda não o fizeram. Ao diretor do Ministério, Rodrigo apontou que é importante fiscalizar o envio de recursos públicos, e se dispôs a colaborar nesse sentido. Para isso, solicitou a relação de municípios que receberam recursos federais e o status de implementação do sistema.
Num primeiro momento, o ConecteSUS conterá apenas as informações relativas à Covid. Mas pouco a pouco todo o atendimento dos pacientes _ seja na rede pública ou privada _ constará da plataforma.
Rodrigo também foi o relator do projeto conhecido como Govtec, que prevê a unificação de todos os documentos do cidadão brasileiro em um só. Essa iniciativa, segundo ele, “é uma evolução no atendimento ao cidadão e uma inovação no acompanhamento e controle dos recursos públicos”.