Rodrigo Cunha vai ao Ministério da Saúde tratar da implantação do prontuário eletrônico em Alagoas
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes", disse o senador
O senador Rodrigo Cunha se reuniu nesta quarta-feira (26) com o Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), Jacson Venâncio, para tratar da implementação do prontuário eletrônico do cidadão em Alagoas. O prontuário digital, conhecido como ConecteSUS, está sendo implantado de forma piloto no estado.
A ideia é que todas as informações sobre atendimentos, exames, medicamentos e vacinações de todos os pacientes estejam organizadas num aplicativo de acesso aos médicos e ao próprio paciente.
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes. Em último caso, pode ajudar a salvar vidas, pois ali constará todo o histórico médico do paciente, que o acompanhará onde quer que ele esteja”, pontuou Rodrigo Cunha.
Rodrigo participou da reunião como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) e acompanha o tema desde que Alagoas foi escolhida para sediar o projeto piloto do ConecteSUS.
No encontro, o senador foi informado de que alguns municípios alagoanos receberam ajuda financeira para implementar o ConecteSUS, mas ainda não o fizeram. Ao diretor do Ministério, Rodrigo apontou que é importante fiscalizar o envio de recursos públicos, e se dispôs a colaborar nesse sentido. Para isso, solicitou a relação de municípios que receberam recursos federais e o status de implementação do sistema.
Num primeiro momento, o ConecteSUS conterá apenas as informações relativas à Covid. Mas pouco a pouco todo o atendimento dos pacientes _ seja na rede pública ou privada _ constará da plataforma.
Rodrigo também foi o relator do projeto conhecido como Govtec, que prevê a unificação de todos os documentos do cidadão brasileiro em um só. Essa iniciativa, segundo ele, “é uma evolução no atendimento ao cidadão e uma inovação no acompanhamento e controle dos recursos públicos”.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
