Rodrigo Cunha vai ao Ministério da Saúde tratar da implantação do prontuário eletrônico em Alagoas
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes", disse o senador
O senador Rodrigo Cunha se reuniu nesta quarta-feira (26) com o Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), Jacson Venâncio, para tratar da implementação do prontuário eletrônico do cidadão em Alagoas. O prontuário digital, conhecido como ConecteSUS, está sendo implantado de forma piloto no estado.
A ideia é que todas as informações sobre atendimentos, exames, medicamentos e vacinações de todos os pacientes estejam organizadas num aplicativo de acesso aos médicos e ao próprio paciente.
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes. Em último caso, pode ajudar a salvar vidas, pois ali constará todo o histórico médico do paciente, que o acompanhará onde quer que ele esteja”, pontuou Rodrigo Cunha.
Rodrigo participou da reunião como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) e acompanha o tema desde que Alagoas foi escolhida para sediar o projeto piloto do ConecteSUS.
No encontro, o senador foi informado de que alguns municípios alagoanos receberam ajuda financeira para implementar o ConecteSUS, mas ainda não o fizeram. Ao diretor do Ministério, Rodrigo apontou que é importante fiscalizar o envio de recursos públicos, e se dispôs a colaborar nesse sentido. Para isso, solicitou a relação de municípios que receberam recursos federais e o status de implementação do sistema.
Num primeiro momento, o ConecteSUS conterá apenas as informações relativas à Covid. Mas pouco a pouco todo o atendimento dos pacientes _ seja na rede pública ou privada _ constará da plataforma.
Rodrigo também foi o relator do projeto conhecido como Govtec, que prevê a unificação de todos os documentos do cidadão brasileiro em um só. Essa iniciativa, segundo ele, “é uma evolução no atendimento ao cidadão e uma inovação no acompanhamento e controle dos recursos públicos”.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
