Rodrigo Cunha vai ao Ministério da Saúde tratar da implantação do prontuário eletrônico em Alagoas
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes", disse o senador
O senador Rodrigo Cunha se reuniu nesta quarta-feira (26) com o Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), Jacson Venâncio, para tratar da implementação do prontuário eletrônico do cidadão em Alagoas. O prontuário digital, conhecido como ConecteSUS, está sendo implantado de forma piloto no estado.
A ideia é que todas as informações sobre atendimentos, exames, medicamentos e vacinações de todos os pacientes estejam organizadas num aplicativo de acesso aos médicos e ao próprio paciente.
“Esse é um passo importantíssimo para o nosso estado e para o nosso país, que dará mais facilidade e segurança aos pacientes. Em último caso, pode ajudar a salvar vidas, pois ali constará todo o histórico médico do paciente, que o acompanhará onde quer que ele esteja”, pontuou Rodrigo Cunha.
Rodrigo participou da reunião como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) e acompanha o tema desde que Alagoas foi escolhida para sediar o projeto piloto do ConecteSUS.
No encontro, o senador foi informado de que alguns municípios alagoanos receberam ajuda financeira para implementar o ConecteSUS, mas ainda não o fizeram. Ao diretor do Ministério, Rodrigo apontou que é importante fiscalizar o envio de recursos públicos, e se dispôs a colaborar nesse sentido. Para isso, solicitou a relação de municípios que receberam recursos federais e o status de implementação do sistema.
Num primeiro momento, o ConecteSUS conterá apenas as informações relativas à Covid. Mas pouco a pouco todo o atendimento dos pacientes _ seja na rede pública ou privada _ constará da plataforma.
Rodrigo também foi o relator do projeto conhecido como Govtec, que prevê a unificação de todos os documentos do cidadão brasileiro em um só. Essa iniciativa, segundo ele, “é uma evolução no atendimento ao cidadão e uma inovação no acompanhamento e controle dos recursos públicos”.
Últimas notícias
Agiota é preso por agredir devedor e por posse ilegal de arma em Maceió
Adolescente de 14 anos morre em colisão na cidade de Olho d’Água do Casado
Pai que matou filho com golpes de foice no Sertão alega legítima defesa
Suspeito de assaltar entregador é agredido e preso na parte alta de Maceió
Discussão sobre troca de animal revela pistola e munições em caminhão
Ônibus é interceptado com mais de 30kg de maconha em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
