Rodrigo Cunha defende setor de bares, restaurantes, eventos e turismo e pede mais crédito para micro e pequenas empresas
“Estimativas da Abrasel dão conta de que de cada 100 empresas que tentam crédito para o seu negócio, somente cerca de 40 conseguem empréstimos", disse o senador

Durante a inauguração da regional de Arapiraca da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da posse da nova diretoria da seccional alagoana da entidade, realizada nesta segunda-feira (31) na maior cidade do interior alagoano, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) defendeu a liberação “de mais linhas de crédito para o segmento de bares e restaurantes, assim como também para os setores dos eventos e do turismo diante da grave crise financeira provocada nestes setores devido à pandemia da Covid-19”.
Ainda segundo Rodrigo Cunha, iniciativas já adotadas pelo governo federal como o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) “foram importantes, mas ainda são muito tímidas e precisam ser ampliadas com urgência. Muitos empresários, em extrema dificuldade, não tiveram acesso a estas linhas de crédito ou a nenhuma outra, e seguem agonizando diante das incertezas trazidas pela pandemia”.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rodrigo Cunha criou a ferramenta de monitoramento Emprestômetro. Disponível para consulta no site https://rodrigocunha.org/emprestometro/, o mecanismo de pesquisa mostra o quanto o governo afirma ter disponibilizado de crédito e o quanto de dinheiro, real e efetivamente, esteve acessível aos empresários durante a pandemia.
“Estimativas da Abrasel dão conta de que de cada 100 empresas que tentam crédito para o seu negócio, somente cerca de 40 conseguem empréstimos, mesmo preenchendo todos os requisitos necessários. O resultado desta equação é trágico: muitas empresas fechando e milhares de trabalhadores sem emprego”, sintetizou o senador.
Dados do Banco Central também indicam que no ano passado, os microempreendedores individuais (MEIs) e as microempresas pagaram 6 vezes mais juros bancários do que as grandes empresas na contratação de operações de empréstimos.
Ao considerar as pequenas empresas, o mesmo levantamento pontua que os juros médios anuais bancários pagos por estas empresas foram 4,4 vezes maiores em 2020. A pesquisa também indicou que a taxa média cobrada dos grandes empreendimentos foi de 6,5%. Os MEI pagaram 38,5%. Já as microempresas pagaram 38,9%.
Rodrigo Cunha também destacou a importância da criação do Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A iniciativa trouxe medidas trabalhistas para o enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional em razão da infecção humana pelo novo coronavírus, e institui o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
“Lutamos muito no Senado e o BEm se transformou em realidade. Porém repito: ramos da economia como os representados pela Abrasel, composto em sua maioria por micro e pequenos negócios, necessitam de mais atenção e apoio governo”, cobrou o parlamentar.
Nova Diretoria e regional Arapiraca
A seccional alagoana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes está sob nova direção. O novo diretor da entidade em Alagoas é o empresário Eutímio Brandão, sucedendo Thiago Falcão. Nesta mesmo segunda-feira foi inaugurada a sede da sede regional da Abrasel em Arapiraca, que será comandada pelo empresário Gentile Diego.
Arapiraca é uma cidade que se destaca no setor de alimentação fora do lar, e é a segunda com maior número de associados da Abrasel, atrás apenas da capital Maceió. O endereço será da Associação na “capital do Agreste” será na Casa do Empreendedor, localizada no centro da cidade.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
