Arapiraca

[Vídeo] Curtos-circuitos em fiação apavoram moradores do bairro Santa Esmeralda

Além do medo, problema tem causado vários prejuízos aos moradores

Por 7Segundos 01/06/2021 14h02 - Atualizado em 01/06/2021 14h02
[Vídeo] Curtos-circuitos em fiação apavoram moradores do bairro Santa Esmeralda
Moradores do bairro Santa Esmeralda mostram um dos postes onde os curtos-circuitos costumam acontecer - Foto: Giovanni Luiz/ 7Segundos

Moradores de três ruas do bairro Santa Esmeralda convivem desde o ano passado com curtos-circuitos quase que diários na rede elétrica, que já causaram vários prejuízos com a queima de lâmpadas e equipamentos domésticos. O problema atinge a rede que atende nas ruas José Nunes Carnaúba, José Timóteo de Amorim e Alan Kardec.

"Esse problema é recorrente há mais de um ano. A fiação é antiga, tem mais de 15 anos, e precisa ser trocada. Todas as noites acontecem estouros, fios caem na rua, e a gente tem prejuízos financeiros com equipamentos eletrônicos. Eu mesmo já tive prejuízo com o motor do portão e da cerca elétrica, que queimaram por conta dos problemas", afirmou o morador Sidrônio Monteiro dos Santos, em entrevista para o 7Segundos.



Ele e outros moradores encaminharam, no mês de maio, uma solicitação à Equatorial para a substituição da rede elétrica, e aguardam resposta. No documento, eles afirmam que o problema causa risco à vida de moradores e de pessoas que transitam pelo local.


"Já são vários meses, sofrendo danos diários aos equipamentos eletro eletrônicos; insatisfeitos nós moradores do bairro Santa Esmeralda decidimos em comum acordo protocolar está solicitação formal de melhorias na rede elétrica do bairro. Afirmamos que o risco é constante nas proximidades das ruas José Timóteo Amorim, José Nunes carnaúba e Rua Alan Kardec, sendo visível após as 22 hs explosões, fiações em curto expelindo fogo e derrubando cabos ainda energizados nas calçadas causando risco a vida", está descrito em um trecho do documento.

O 7Segundos entrevistou também outros moradores da região, que relataram ter sofrido prejuízos com a queima de aparelho de ar condicionado, fontes de energia de computadores e televisões e ainda de lâmpadas. Eles relatam que os curtos-circuitos costumam acontecer no mesmo horário, pouco depois das 20h e são quase diários.

Iracilda Maria conta que chega a se assustar com o barulho provocado pelos curtos-circuitos. "É um barulho terrível que faz. Primeiro baixa energia e depois apaga tudo e a gente fica no escuro. Fico muito preocupada com os eletrodomésticos de mais valor", declarou a moradora.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial Alagoas, que informou que irá enviar uma equipe ao local para avaliar e fazer os reparos necessários. Leia a nota abaixo:

Nota de esclarecimento: Oscilação de energia – Bairro Santa Esmeralda

Sobre o relato de moradores referente à oscilação de energia no bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca, a Equatorial Energia Alagoas informa que uma equipe técnica será enviada até o local para verificar a situação e realizar as intervenções necessárias para melhorar o fornecimento de energia na região e resolver a situação o mais breve possível.

A Equatorial Alagoas informa ainda, que caso o cliente suspeite de queima de aparelho após uma oscilação ou falta de energia, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196 para formalizar o registro e receber as orientações necessárias e acompanhamento da ocorrência. A ligação é gratuita e pode ser originada de celular.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas