São Sebastião tem melhor pontuação do Juízo Proativo entre varas de único ofício
Magistrado Thiago Morais destaca foco em processos antigos e rotina de baixas processuais

A Comarca de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, teve a melhor pontuação da aferição Juízo Proativo entre as varas de único ofício, com 98,86 pontos. De acordo com o juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, que atuou na unidade no período considerado (2020), o resultado deve ser atribuído ao foco em julgamentos de processos antigos e na baixa de processos.
“Todos os meses nós executamos uma rotina de inspecionar todos os processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os quais estão incluídos na concepção de processos antigos, de forma que todos tinham o andamento devido, com o necessário acompanhamento”, relata o magistrado.
Ao assumir a Comarca, em 2019, Thiago Morais identificou a necessidade de uma atenção especial ao arquivamento das ações. “Houve um grande esforço para a implementação da baixa processual diante do grande passivo que nós tínhamos, muitos processos julgados e não baixados. Demos uma prioridade, estabelecendo rotinas de baixa processual, semanalmente”.
“O trabalho é feito a longo prazo” afirma o juiz, que ressalta a redução no acervo processual em 1.268 processos, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021. Em 2020, a unidade recebeu 879 casos novos, julgou 1.310 ações e arquivou 2.241.
O trabalho reflete-se em um índice de atendimento à demanda de 255% (relação entre os casos novos e os baixados); uma taxa de produtividade de 149% (casos novos X julgados); e uma taxa de congestionamento de apenas 35%.
A Vara atingiu o “Padrão Excelência" do Juízo Proativo. Os dados são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).
Veja também
Últimas notícias

Falta de energia interrompe abastecimento em Junqueiro e São Sebastião

Casal regulariza fornecimento de água em povoados de Delmiro Gouveia

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em Maragogi

Crescimento moderado do consumo no 1º trimestre coloca Maceió acima da média nacional

Camila Lima deixa Secretaria de Turismo de Maragogi

Seminário sobre saúde mental promovido pelos Bombeiros orienta pais de crianças atípicas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
