São Sebastião tem melhor pontuação do Juízo Proativo entre varas de único ofício
Magistrado Thiago Morais destaca foco em processos antigos e rotina de baixas processuais

A Comarca de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, teve a melhor pontuação da aferição Juízo Proativo entre as varas de único ofício, com 98,86 pontos. De acordo com o juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, que atuou na unidade no período considerado (2020), o resultado deve ser atribuído ao foco em julgamentos de processos antigos e na baixa de processos.
“Todos os meses nós executamos uma rotina de inspecionar todos os processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os quais estão incluídos na concepção de processos antigos, de forma que todos tinham o andamento devido, com o necessário acompanhamento”, relata o magistrado.
Ao assumir a Comarca, em 2019, Thiago Morais identificou a necessidade de uma atenção especial ao arquivamento das ações. “Houve um grande esforço para a implementação da baixa processual diante do grande passivo que nós tínhamos, muitos processos julgados e não baixados. Demos uma prioridade, estabelecendo rotinas de baixa processual, semanalmente”.
“O trabalho é feito a longo prazo” afirma o juiz, que ressalta a redução no acervo processual em 1.268 processos, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021. Em 2020, a unidade recebeu 879 casos novos, julgou 1.310 ações e arquivou 2.241.
O trabalho reflete-se em um índice de atendimento à demanda de 255% (relação entre os casos novos e os baixados); uma taxa de produtividade de 149% (casos novos X julgados); e uma taxa de congestionamento de apenas 35%.
A Vara atingiu o “Padrão Excelência" do Juízo Proativo. Os dados são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).
Veja também
Últimas notícias

Plenário vota autorização para cassino, bingo, jogo do bicho e corrida de cavalos

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

JHC recebe ministra de Lula em Maceió para inauguração no Benedito Bentes

Sem documentos, terreno público é doado ‘de boca’ por ex-prefeito de São Miguel dos Milagres

Artesãos do Alagoas Feita à Mão embarcam rumo à Fenearte

Após cerca de 20 anos, agricultores da Ponta Mofina em Penedo voltam a plantar arroz
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
