Bolsonaro ignora protocolos de saúde para liberar vacinados de máscara
Apenas países com niveis de vacinação superior a 60% estão liberando máscara
O presidente Jair Bolsonaro indicou, nesta quinta-feira (10), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai editar uma norma desobrigando o uso de máscara por pessoas já vacinadas e por aqueles que já foram infectados pelo coronavírus. A medida vai contra todos os protocolos médicos, que indicam o uso de máscara para conter a pandemia, que tem apresentado diferentes variantes.
"Acabei de conversar com um tal de Queiroga, e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que foram vacinados ou já contaminados", disse o presidente durante evento do Ministério do Turismo, "para tirar esse símbolo que tem sua utilidade para quem está infectado".
Durante sua fala, Bolsonaro foi aplaudido ao propor a norma. O assunto, no entanto, tem sido regulamentado por estados e municípios.
A fala de Bolsonaro vai contra diretrizes difundidas no mundo todo pelo uso de máscaras. Apenas países onde a vacinação contra a covid-19 alcançou níveis superiores a 60% começam a autorizar a circulação sem máscaras – como Israel e partes dos Estados Unidos.
No Brasil, onde a taxa completa de imunização não chegou a 15% da população maior de 18 anos, autorizar pessoas a ficarem sem máscaras na rua pode aumentar a circulação do vírus, já que vacinados ainda são capazes de transmitir a doença.
Após a fala de Bolsonaro, o ministro Marcelo Queiroga disse que recebeu a proposta e que "Vamos atender esta demanda do presidente Bolsonaro, que tá sempre preocupado em pesquisas em relação à covid", disse o ministro – o quarto desde o início da pandemia.
Queiroga, no entanto, deixou uma mensagem indireta – a de que a flexibilização do uso de máscara só ocorre quando a vacinação avança. "O presidente acompanha o cenário internacional, e vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou, as pessoas já estão flexibilizando o uso das máscaras", comentou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
