Comportamento

[Vídeo] Juntos há 58 anos, Dona Maria e Seu Sebastião permanecem apaixonados como na época em que se casaram

O casal se conheceu ainda na adolescência e até hoje se mantém juntos sem permitir que o tempo desgaste a relação

Por Sete Segundos 12/06/2021 12h12 - Atualizado em 12/06/2021 12h12
[Vídeo] Juntos há 58 anos, Dona Maria e Seu Sebastião permanecem apaixonados como na época em que se casaram
Dona Maria e Seu Sebastião preservam o amor na relação conjugal que mantêm há 58 anos - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Dona Maria Zélia e Seu Sebastião Florentino se casaram quando tinham 15 anos, pouco tempo depois de se conhecerem. Foi o pai de Dona Maria quem exigiu o casamento, mas cumprir a cerimônia do matrimônio na igreja, como manda o figurino, também era o desejo do jovem casal. Tanto é que até hoje, 58 anos depois, eles estão juntos e apaixonados, como antigamente. 

Seu Sebastião e Dona Maria têm 73 anos de idade. Ambos são da cidade de Pesqueira, no agreste de Pernambuco. Foi lá que eles se conheceram e receberam a flechada do cupido que despertou a paixão entre o casal que permanece acesa até os dias de hoje.

Casal Maria e Sebastião seguem apaixonados na vida a dois há 58 anos. Foto: Giovanni Luis - 7Segundos 

Santo Antonio

Bastante religiosa, Dona Maria mantém um santuário no cantinho da entrada da casa onde mora para fazer suas preces e orações. Ela não tem a imagem de Santo Antonio, mas conta que recorreu ao santo quando era bem jovem pedindo a ele que arrumasse um amor na vida dela, daqueles verdadeiros, e pelo jeito, Dona Maria foi atendida. Algum tempo depois, Seu Sebastião apareceu no caminho de Dona Maria.

A paquera


Tudo começou quando Seu Sebastião trabalhava no cinema da cidade de Pesqueira-PE operando o projetor de filme, enquanto Dona Maria fazia faxina nas casas para começar a ganhar algum dinheiro. Dona Maria conta que quando Seu Sebastião passava, ela ficava olhando para ele. Seu Sebastião notou que aquela jovem estava de paquera e também retribuía os olhares até que um dia eles se conheceram e começaram a namorar. “Fui eu quem tomou a iniciativa de falar com ele”, conta Dona Maria.

Casamento


Não demorou muito para o jovem casal dar o “sim” no altar. “Eu me entreguei para ele muito cedo porque me apaixonei logo e rapidamente meu pai tratou de cuidar dos preparativos para o casamento, arrumou testemunhas e tudo como manda o figurino para a gente se casar ”, disse Dona Maria. Seu Sebastião não relutou à ideia porque também estava apaixonado pela amada e topou o desafio de formar uma família ainda adolescente.

Dona Maria Florentina ora todos os dias e pede saúde e proteção para ela, o marido e os filhos. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos  

Filhos

Dos 8 filhos que o casal teve, dois morreram, quatro vivem em São Paulo e dois moram em Arapiraca perto dos pais. Assim como acontece com muitos nordestinos, a cidade de São Paulo foi a rota escolhida pelo casal para manter o sustento da família.

Lá em São Paulo, Seu Sebastião virou padeiro. Ele comprou o maquinário e abriu uma pequena padaria de bairro e foi assim que junto com a esposa, conseguiu criar a prole. Dona Maria ajudava na padaria e também trabalhava fora ainda fazendo faxina em casas de família até quando pôde. “Não foi fácil, batalhamos muito para manter a família, mas criamos todos eles e com educação, são todos pessoas de bem”, conta com orgulho Seu Sebastião.


O amor

Hoje o casal vive numa casa alugada no Bairro Nova Esperança, em Arapiraca-AL, ainda mantendo firme os laços da união que os mantém juntos há décadas. Sempre demonstrando carinho um ao outro, eles não se largam e se tratam como ”amor”. Há algumas semanas, dona Maria teve que passar uns dias internada para tratar de um problema de saúde e o casal teve que se separar. A filha era quem acompanhava a mãe no hospital. Somente assim, por força das circunstâncias, eles se separaram, mas, somente fisicamente. Espiritualmente, os dois permaneceram conectados.

“Foi um tormento para mim ficar sozinho aqui em casa, quando ia dormir, ficava rolando na cama de um lado para o outro e vinha aquela agonia e saudade dela” conta seu Sebastião.

“Já eu, quase morri de saudades dele lá no hospital”, relata Dona Maria, que conta que ainda sente muitos ciúmes do marido, embora ele seja um homem fiel, conta. “É que não gosto que algumas mulheres cheguem muito perto dele e aí já vou logo chegando junto” disse Dona Maria, sempre com o olhar voltado para seu amado.

Dona Maria e Seu Sebastião ainda dão demonstrações do amor que sentem um pelo outro. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Segredinho

"Casal que não briga, não existe, mas a gente não deixa que esses momentos nos afastem e atrapalhem nossa vida", diz o Seu Sebastião, com a expressão de quem ainda está no início do relacionamento. "A gente tem que ser compreensivo com o outro e ceder também em alguns momentos", complemente Dona Maria, isso ajuda a preservar o nosso amor.   

Para a vida inteira

Com a certeza de que realmente nasceram um para o outro, Seu Sebastião e Dona Maria seguem firme na vida a dois e prometem permanecer juntos até que morte os separe, assim como se diz no voto do matrimônio, não para cumprir um juramento, simplesmente, mas, por causa do verdadeiro sentimento que os une e que ainda desperta no casal outros sentimentos que envolvem o amor, como o desejo, o ciúme, a gratidão, a tolerância, o companheirismo e a paixão, que permanece bem acesa entre os dois.

Neste fim de semana, o 7Segundos está trazendo uma série de matérias alusivas ao Dia dos Namorados. Além do casal que permanece enamorado após quase 60 anos de relacionamento, trazemos também matéria sobre pessoas que não se importam em ter namorado ou namorada e até preferem estar solteiras na data, e ainda como a pandemia e as restrições de funcionamento de bares e restaurantes tornaram os motéis uma das poucas opções para os casais celebrarem a data fora de casa.