Luciano Barbosa reúne cooperativas para dinamizar a cadeia produtiva em Arapiraca
Na abertura da reunião, o gestor destacou a forte vocação do município de Arapiraca na agricultura familiar
A agricultura familiar é a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.
Para dinamizar ainda mais a cadeia produtiva local, o prefeito Luciano Barbosa e o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, participaram nesta terça-feira (15), no Centro Administrativo Municipal, de reunião com o presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, e com o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.
O encontro também contou com a presença do presidente da Cooperativa da Produção Leiteira do Estado de Alagoas (CPLA), Armando Monteiro, e dos presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão; da Cooperal, Maria José Alves, e da Cooperagre.
Na abertura da reunião, o prefeito Luciano Barbosa destacou a forte vocação do município de Arapiraca na agricultura familiar e reforçou a necessidade para que a cadeia produtiva seja mais competitiva e organizada.
“O cooperativismo é uma forma encontrada em diversas partes do mundo para fortalecer os mais variados tipos de negócios. Um exemplo disso é o caso de sucesso da cooperativa Pindorama”, afirmou o prefeito.
Luciano Barbosa falou da importância da interação e da troca de conhecimentos e experiências com a Unicafes e outras cooperativas para dinamizar a produção e a comercialização agrícola em Arapiraca”, acrescentou o prefeito, destacando o papel do secretário Hibernon Cavalcante e da equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
“Esse grupo tem a missão de transferir experiências, vencer obstáculos e superar barreiras para que possamos chegar a um nível de economia rural sustentável, com mais geração de empregos, renda e qualidade de vida no meio rural”, acrescentou o prefeito.
Ainda durante o encontro, Luciano Barbosa citou como exemplo o apoio que a Prefeitura de Arapiraca vem dedicando à agricultura familiar na comunidade de Poção, que tem se destacado como promissor polo de produção de camarão em Alagoas.
O presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, revelou a intenção de formar um grupo com o apoio e participação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cresol e outras instituições para dinamizar a produção agrícola e o associativismo em Arapiraca.
“O município tem uma cadeia produtiva focada no plantio e comercialização da mandioca, abacaxi, milho e outros produtos da agricultura familiar”, citou Antonino Cardozo, revelando que Arapiraca possui cerca de 3.800 pequenos produtores rurais ativos, mas apenas 760 agricultores familiares produzem de forma cooperada.
Após a reunião, o prefeito Luciano Barbosa solicitou que o grupo realizasse um levantamento mais aprofundado acerca da cadeia produtiva local, com a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para que seja apresentado um plano de trabalho com as primeiras ações efetivas para fortalecer e dinamizar ainda mais a agricultura familiar em Arapiraca.
Últimas notícias
Para segurar prefeitos, MDB promete vantagens a aliados de Renan e Wanderley
Telhado de hortifruti desaba e deixa dois trabalhadores feridos no Centro de Arapiraca
Homem cai em fossa de cinco metros e é resgatado pelos bombeiros em Maceió
Júri do caso Henry Borel entra na reta final; entenda próximos passos
Preso suspeito da morte de jovem no Ouro Preto; outro envolvido segue foragido
Petrobras ajusta preços do diesel para R$ 1,12
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
