Covid -19

Empresários pedem prioridade para trabalhadores do comércio na vacinação contra Covid-19 em Arapiraca

Prefeitura afirma que município vai consultar Ministério Público sobre a possibilidade

Por 7Segundos 22/06/2021 12h12 - Atualizado em 22/06/2021 13h01
Empresários pedem prioridade para trabalhadores do comércio na vacinação contra Covid-19 em Arapiraca
Comércio de Arapiraca após a retomada das atividades - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Atualizada às 13h45

Representantes de entidades ligadas ao comércio, atacado e serviços solicitaram ao prefeito Luciano Barbosa que 17.394 trabalhadores sejam inseridos em grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. Esse número corresponde a quantidade de funcionários que trabalham no comércio varejista, atacadista, distribuidoras e no setor de serviços e supermercados no município de Arapiraca.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca, a Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor de Alagoas (Acadeal), o Sindicato dos Empregados do Comércio e a Associação Centro Novo (Acena) encaminharam ofício, protocolado nesta terça-feira (22), fazendo a solicitação.

No início da tarde, a prefeitura de Arapiraca encaminhou nota informando que irá consultar o Ministério Público Estadual sobre a possibilidade de atender o pleito da categoria. Leia a nota, na íntegra, ao final da matéria.

A vacinação para esses trabalhadores seria um passo para evitar a retomada de restrições mais severas em decorrência da pandemia, porque, ao imunizar os trabalhadores, as chances que os clientes sejam infectados também são reduzidas.

"Como é de conhecimento de todos, a Secretaria de Saúde autorizou a imunização de vigilantes municipais, trabalhadores em transportes coletivos, caminhoneiros, trabalhadores da indústria e da construção civil entre outros, preterindo a categoria de trabalhadores no comércio de Arapiraca. Esses profissionais de empresas essenciais e não essenciais em sua maioria usam transporte coletivo, atendem no comércio atacadista, supermercados, mercadinhos, lojas de conveniência, distribuição de água e gás, postos de combustíveis, material de construção, insumos agrícolas, produtos de limpeza, oficinas mecânicas, autopeças, farmácias, papelarias, lanchonetes, comércio de roupas, móveis, eletrodomésticos, presentes, sapatarias entre outros ramos e estão em contato com o consumidor e com essa possível exposição, não mereceram atenção das autoridades em saúde, não os incluindo no plano prioritário de vacinação na cidade", descreve o ofício.

Para o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, apesar de o setor ser um dos mais atingidos pelas medidas restritivas, o funcionamento do comércio tem pouco impacto na pandemia.
Em entrevista para o 7Segundos no mês de março, ele afirmou que, além dos cuidados adotados pelos lojistas, não há aglomerações no interior dos estabelecimentos, devido ao pouco movimento no comércio desde o início da pandemia.

Nota da prefeitura de Arapiraca:

"Apesar de ser uma solicitação justa, tendo em vista que os trabalhadores do comércio seguem em risco, é importante que o município siga o Plano Nacional de Imunização. Mesmo assim, o prefeito Luciano Barbosa consultará o Ministério Público Estadual sobre a possibilidade.

Vale relembrar que Arapiraca segue avançando na vacinação da população, que agora recebe as doses por idade simples. Nesta quarta-feira (23), daremos início a imunização dos arapiraquenses com 45 anos ou mais.
"