Empresários pedem prioridade para trabalhadores do comércio na vacinação contra Covid-19 em Arapiraca
Prefeitura afirma que município vai consultar Ministério Público sobre a possibilidade
Atualizada às 13h45
Representantes de entidades ligadas ao comércio, atacado e serviços solicitaram ao prefeito Luciano Barbosa que 17.394 trabalhadores sejam inseridos em grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. Esse número corresponde a quantidade de funcionários que trabalham no comércio varejista, atacadista, distribuidoras e no setor de serviços e supermercados no município de Arapiraca.
O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca, a Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor de Alagoas (Acadeal), o Sindicato dos Empregados do Comércio e a Associação Centro Novo (Acena) encaminharam ofício, protocolado nesta terça-feira (22), fazendo a solicitação.
No início da tarde, a prefeitura de Arapiraca encaminhou nota informando que irá consultar o Ministério Público Estadual sobre a possibilidade de atender o pleito da categoria. Leia a nota, na íntegra, ao final da matéria.
A vacinação para esses trabalhadores seria um passo para evitar a retomada de restrições mais severas em decorrência da pandemia, porque, ao imunizar os trabalhadores, as chances que os clientes sejam infectados também são reduzidas.
"Como é de conhecimento de todos, a Secretaria de Saúde autorizou a imunização de vigilantes municipais, trabalhadores em transportes coletivos, caminhoneiros, trabalhadores da indústria e da construção civil entre outros, preterindo a categoria de trabalhadores no comércio de Arapiraca. Esses profissionais de empresas essenciais e não essenciais em sua maioria usam transporte coletivo, atendem no comércio atacadista, supermercados, mercadinhos, lojas de conveniência, distribuição de água e gás, postos de combustíveis, material de construção, insumos agrícolas, produtos de limpeza, oficinas mecânicas, autopeças, farmácias, papelarias, lanchonetes, comércio de roupas, móveis, eletrodomésticos, presentes, sapatarias entre outros ramos e estão em contato com o consumidor e com essa possível exposição, não mereceram atenção das autoridades em saúde, não os incluindo no plano prioritário de vacinação na cidade", descreve o ofício.
Para o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, apesar de o setor ser um dos mais atingidos pelas medidas restritivas, o funcionamento do comércio tem pouco impacto na pandemia. Em entrevista para o 7Segundos no mês de março, ele afirmou que, além dos cuidados adotados pelos lojistas, não há aglomerações no interior dos estabelecimentos, devido ao pouco movimento no comércio desde o início da pandemia.
Nota da prefeitura de Arapiraca:
"Apesar de ser uma solicitação justa, tendo em vista que os trabalhadores do comércio seguem em risco, é importante que o município siga o Plano Nacional de Imunização. Mesmo assim, o prefeito Luciano Barbosa consultará o Ministério Público Estadual sobre a possibilidade.
Vale relembrar que Arapiraca segue avançando na vacinação da população, que agora recebe as doses por idade simples. Nesta quarta-feira (23), daremos início a imunização dos arapiraquenses com 45 anos ou mais."
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
