Icônica obra “Arapiraca através do tempo” será relançada pela Editora da Uneal
Lançamento on-line será transmitido pelo canal da Uneal no YouTube
Zezito Guedes, artista, folclorista, professor e historiador, é o autor do livro “Arapiraca Através do Tempo” cuja primeira edição de 1999 esgotou rapidamente. Nos anos seguintes, republicar a obra se tornou um sonho do escritor diante da constante procura do livro pelo público. A oportunidade surgiu com o interesse da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) em publicar esta segunda edição que será lançada na próxima quarta-feira (30), às 19h30, por meio de solenidade on-line, no canal da Uneal no YouTube.
O diretor da Eduneal, Renildo Ribeiro, destaca que a nova edição contou com a colaboração da família de Zezito Guedes que forneceu um exemplar da obra que foi redigitado e revisado. “A sugestão desta publicação partiu da bibliotecária Wilma Nóbrega. Com o aval do reitor da Uneal, Odilon Máximo, iniciamos a produção. Para nós, da Eduneal, é uma grande honra presentear os leitores com esta segunda edição. Nossa pretensão é também lançar uma nova edição do livro “Cantigas das Destaladeiras de Fumo” também redigida por Zezito Guedes”, afirmou Renildo Ribeiro.
Paraibano de nascimento e arapiraquense de coração e alma, José Gomes Pereira, popularmente conhecido como Zezito Guedes, chegou a Arapiraca, aos seis anos de idade. Trabalhou como protético no Centro da cidade, embora nutrisse uma grande paixão por história e cultura, e também atuou como escultor e escritor.
Os registros das histórias que escutava em seu ateliê foram transformadas em crônicas que apresentam um retrato de Arapiraca desde a chegada dos fundadores, em 1848, os feitos ocorridas na terra Agrestina e o perfil biográfico de personalidades que marcaram a história da cidade até a década de 1980.
Esta segunda edição conta com prefácio do professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Sávio de Almeida.
Uma curiosidade sobre seu nome artístico é a ligação com o escritor Ariano Suassuna. “A família materna é dos Guedes do Recife e o chamavam de Zezito desde pequeno. Como Ariano conhecia parte da família do Recife, passou a chamá-lo de Zezito Guedes, escultor, escritor e folclorista”, conta o filho Ed Charlton Oliveira Gomes.
O lançamento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uneal (Proext) e da Academia Arapiraquense de Letras (ACALA). “Gostaria de agradecer, em nome dele (Zezito Guedes) e de nossa família, à Uneal e à Acala pela homenagem. ‘Sentimo-nos honrados pelo evento que se aproxima”, destacou Ed Charlton Gomes.
Zezito Guedes tem 85 anos de idade e é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Em Arapiraca, o Museu Zezito Guedes homenageia sua contribuição pelo registro e valorização da história e da cultura do povo arapiraquense.
Na solenidade de lançamento da segunda edição de sua obra, Zezito Guedes, que sofre da doença de Alzheimer, será representado por seus filhos.
Últimas notícias
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
