Icônica obra “Arapiraca através do tempo” será relançada pela Editora da Uneal
Lançamento on-line será transmitido pelo canal da Uneal no YouTube
Zezito Guedes, artista, folclorista, professor e historiador, é o autor do livro “Arapiraca Através do Tempo” cuja primeira edição de 1999 esgotou rapidamente. Nos anos seguintes, republicar a obra se tornou um sonho do escritor diante da constante procura do livro pelo público. A oportunidade surgiu com o interesse da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) em publicar esta segunda edição que será lançada na próxima quarta-feira (30), às 19h30, por meio de solenidade on-line, no canal da Uneal no YouTube.
O diretor da Eduneal, Renildo Ribeiro, destaca que a nova edição contou com a colaboração da família de Zezito Guedes que forneceu um exemplar da obra que foi redigitado e revisado. “A sugestão desta publicação partiu da bibliotecária Wilma Nóbrega. Com o aval do reitor da Uneal, Odilon Máximo, iniciamos a produção. Para nós, da Eduneal, é uma grande honra presentear os leitores com esta segunda edição. Nossa pretensão é também lançar uma nova edição do livro “Cantigas das Destaladeiras de Fumo” também redigida por Zezito Guedes”, afirmou Renildo Ribeiro.
Paraibano de nascimento e arapiraquense de coração e alma, José Gomes Pereira, popularmente conhecido como Zezito Guedes, chegou a Arapiraca, aos seis anos de idade. Trabalhou como protético no Centro da cidade, embora nutrisse uma grande paixão por história e cultura, e também atuou como escultor e escritor.
Os registros das histórias que escutava em seu ateliê foram transformadas em crônicas que apresentam um retrato de Arapiraca desde a chegada dos fundadores, em 1848, os feitos ocorridas na terra Agrestina e o perfil biográfico de personalidades que marcaram a história da cidade até a década de 1980.
Esta segunda edição conta com prefácio do professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Sávio de Almeida.
Uma curiosidade sobre seu nome artístico é a ligação com o escritor Ariano Suassuna. “A família materna é dos Guedes do Recife e o chamavam de Zezito desde pequeno. Como Ariano conhecia parte da família do Recife, passou a chamá-lo de Zezito Guedes, escultor, escritor e folclorista”, conta o filho Ed Charlton Oliveira Gomes.
O lançamento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uneal (Proext) e da Academia Arapiraquense de Letras (ACALA). “Gostaria de agradecer, em nome dele (Zezito Guedes) e de nossa família, à Uneal e à Acala pela homenagem. ‘Sentimo-nos honrados pelo evento que se aproxima”, destacou Ed Charlton Gomes.
Zezito Guedes tem 85 anos de idade e é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Em Arapiraca, o Museu Zezito Guedes homenageia sua contribuição pelo registro e valorização da história e da cultura do povo arapiraquense.
Na solenidade de lançamento da segunda edição de sua obra, Zezito Guedes, que sofre da doença de Alzheimer, será representado por seus filhos.
Últimas notícias
Poste de energia elétrica é atingido por caminhão-guincho em Arapiraca
AL lidera ranking nacional de maiores temperaturas do Brasil nesta quinta (18)
Girau do Ponciano garante melhorias no transporte ao firmar acordo com motoristas e a Arsal
Caminhoneiro permanece no HGE e ainda não conseguiu prestar depoimento
Polícia investiga assassinato de trabalhador cometido por colega em Branquinha
Prefeitura de Maceió paga salário de dezembro e 13º nesta sexta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
