Acidentes

Deputado Marx Beltrão cobra acesso à internet em cidades do interior de Alagoas

Deputado Federal pede a implementação da tecnologia 5G

Por 7Segundos, com assessoria 29/06/2021 11h11
Deputado Marx Beltrão cobra acesso à internet em cidades do interior de Alagoas
Deputado federal Marx Beltrão - Foto: Assessoria

O acesso à internet no interior e nos povoados dos municípios de Alagoas precisa ser ampliado e aperfeiçoado com a chegada da tecnologia 5G no Brasil. A afirmação é do deputado federal Marx Beltrão (PSD). Em pronunciamento realizado na Câmara dos Deputados, Beltrão reforçou sua luta por acesso a sinal de telefonia e de internet para diversas localidades do estado que, em pleno século XXI, não são atendidas com serviço de telefonia e internet móveis. 

O parlamentar alagoano vem lutando desde o começo de seu mandato contra o que ele chama, com razão, de “apagão da telefonia celular e da internet móvel” no interior de Alagoas. “Tenho trabalhado para levar telefonia celular internet móvel aos municípios, povoados e distritos de Alagoas. 

São localidades como Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia; Poxim, Lagoa do Pau, Miaí de Baixo e Miaí de Cima, em Coruripe; Pindorama, Botafogo, Bonsucesso e Santa Terezinha em toda a região da Pindorama; Pontes, em Feliz Deserto; Palmeira Alta e Imbira, em Penedo; Penedinho em Piaçabuçu; Folha Miúda em Craíbas; e tantos e tantos outros que até hoje vivem um verdadeiro e inaceitável apagão da telefonia celular e da internet no interior de nosso estado”, disse Marx Beltrão na tribuna da Câmara dos Deputados.

Marx Beltrão já apresentou em requerimento ao Ministério das Comunicações o pedido formal para que, com a licitação e a chegada do 5G no país, os municípios e povoados hoje desassistidos sejam contemplados com este sinal. Especificamente sobre o Litoral Sul do estado, agosto de 2020 Beltrão já havia solicitado a inclusão de diversos povoados da região na lista do edital de internet e telefonia 5G a ser realizada pelo Ministério. Em dezembro do mesmo ano, Marx reforçou o pedido em reunião com ministro Fábio Faria, desta vez e nome da região Sul e de todas as demais comunidades de Alagoas.

Recentemente, em uma indicação assinada pelo parlamentar (INC nº 708/2021) e destinada também ao ministro das Comunicações Fábio Farias, Marx Beltrão pediu para que o edital do leilão do 5G no país tenha a previsão de que os vencedores da licitação instalem, sem custos, internet de alta velocidade em todas as escolas de Alagoas e do Brasil.

Internet 5G


O Brasil deve viver em breve uma nova era no acesso à internet. O Ministério das Comunicações deve realizar ainda em 2021 o leilão da chamada Internet 5G. Chamada de quinta geração de acesso à internet, o 5G irá trazer mais velocidade de conexão para downloads e uploads em aparelhos móveis com uma cobertura mais ampla e uma conexão mais estável. Sua chegada, porém, promete ir muito além de simplesmente melhorar as redes 3G e 4G atuais, e deve revolucionar o acesso à internet em todo o país.

A primeira e principal mudança que o 5G trará na internet do Brasil está de fato na velocidade, 10 a 20 vezes maior na 5G em comparação às redes atuais, usando faixas de frequência mais altas e com capacidade maior. Assim, um download que hoje leva de 35 minutos a 1 hora através das conexões atuais, com a nova tecnologia se dará em segundos – e a experiência do usuário será aprimorada por completo. O 5G abrirá o caminho para salas de aula mais inteligentes (e remotas) baseadas em plataformas de aprendizagem de realidade mista. E isso vem de encontro à aplicação de aprendizagens eficazes em ambientes digitais.