Deputado Marx Beltrão cobra acesso à internet em cidades do interior de Alagoas
Deputado Federal pede a implementação da tecnologia 5G
O acesso à internet no interior e nos povoados dos municípios de Alagoas precisa ser ampliado e aperfeiçoado com a chegada da tecnologia 5G no Brasil. A afirmação é do deputado federal Marx Beltrão (PSD). Em pronunciamento realizado na Câmara dos Deputados, Beltrão reforçou sua luta por acesso a sinal de telefonia e de internet para diversas localidades do estado que, em pleno século XXI, não são atendidas com serviço de telefonia e internet móveis.
O parlamentar alagoano vem lutando desde o começo de seu mandato contra o que ele chama, com razão, de “apagão da telefonia celular e da internet móvel” no interior de Alagoas. “Tenho trabalhado para levar telefonia celular internet móvel aos municípios, povoados e distritos de Alagoas.
São localidades como Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia; Poxim, Lagoa do Pau, Miaí de Baixo e Miaí de Cima, em Coruripe; Pindorama, Botafogo, Bonsucesso e Santa Terezinha em toda a região da Pindorama; Pontes, em Feliz Deserto; Palmeira Alta e Imbira, em Penedo; Penedinho em Piaçabuçu; Folha Miúda em Craíbas; e tantos e tantos outros que até hoje vivem um verdadeiro e inaceitável apagão da telefonia celular e da internet no interior de nosso estado”, disse Marx Beltrão na tribuna da Câmara dos Deputados.
Marx Beltrão já apresentou em requerimento ao Ministério das Comunicações o pedido formal para que, com a licitação e a chegada do 5G no país, os municípios e povoados hoje desassistidos sejam contemplados com este sinal. Especificamente sobre o Litoral Sul do estado, agosto de 2020 Beltrão já havia solicitado a inclusão de diversos povoados da região na lista do edital de internet e telefonia 5G a ser realizada pelo Ministério. Em dezembro do mesmo ano, Marx reforçou o pedido em reunião com ministro Fábio Faria, desta vez e nome da região Sul e de todas as demais comunidades de Alagoas.
Recentemente, em uma indicação assinada pelo parlamentar (INC nº 708/2021) e destinada também ao ministro das Comunicações Fábio Farias, Marx Beltrão pediu para que o edital do leilão do 5G no país tenha a previsão de que os vencedores da licitação instalem, sem custos, internet de alta velocidade em todas as escolas de Alagoas e do Brasil.
Internet 5G
O Brasil deve viver em breve uma nova era no acesso à internet. O Ministério das Comunicações deve realizar ainda em 2021 o leilão da chamada Internet 5G. Chamada de quinta geração de acesso à internet, o 5G irá trazer mais velocidade de conexão para downloads e uploads em aparelhos móveis com uma cobertura mais ampla e uma conexão mais estável. Sua chegada, porém, promete ir muito além de simplesmente melhorar as redes 3G e 4G atuais, e deve revolucionar o acesso à internet em todo o país.
A primeira e principal mudança que o 5G trará na internet do Brasil está de fato na velocidade, 10 a 20 vezes maior na 5G em comparação às redes atuais, usando faixas de frequência mais altas e com capacidade maior. Assim, um download que hoje leva de 35 minutos a 1 hora através das conexões atuais, com a nova tecnologia se dará em segundos – e a experiência do usuário será aprimorada por completo. O 5G abrirá o caminho para salas de aula mais inteligentes (e remotas) baseadas em plataformas de aprendizagem de realidade mista. E isso vem de encontro à aplicação de aprendizagens eficazes em ambientes digitais.
Últimas notícias
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
