Justiça

Acusados de estupro coletivo em Penedo são inocentados e processo é arquivado pela Justiça

Pedido de arquivamento foi feito pelo Ministério Público com base em segundo depoimento da vítima

Por 7Segundos 06/07/2021 12h12
Acusados de estupro coletivo em Penedo são inocentados e processo é arquivado pela Justiça
Penedo - Foto: Reprodução/Web

Cinco homens, que em 2016 acusados de estupro coletivo de uma adolescente de 17 anos em Penedo, foram inocentados do crime. O caso teve grande repercussão, especialmente porque um vídeo com a vítima, foi amplamente compartilhado nas redes sociais.

O arquivamento do processo que estava em tramitação na 4ª Vara Criminal de Penedo foi pedido pelo Ministério Público Estadual, com base em um segundo depoimento prestado pela vítima, que diferente da versão apresentada antes, negou ter sido vítima de estupro.

"A vítima declara que as relações sexuais mantidas com os acusados no dia 26 de julho de 2016 foram com o seu consentimento e reconhece que cometeu grave equívoco quando atribuiu o crime de estupro coletivo aos mesmos, quando tomou conhecimento do vídeo em que fora estuprada no dia 04 de abril por outras pessoas", diz o trecho da decisão judicial que arquiva o processo.

O crime teve ampla cobertura da imprensa na época e quatro dos cinco acusados chegaram a passar 60 dias presos.

Em setembro do mesmo ano, a própria jovem, que na época ainda era adolescente, procurou os meios de comunicação locais para esclarecer o ocorrido. Ela afirmou que, ao tomar conhecimento do vídeo, atribuiu ao grupo de homens com quem ela havia mantido relação sexual em julho e alegou que depois, ao analisar melhor as imagens, reconheceu que se tratava de uma situação anterior, em que ela teria sido 'dopada' e que não estava em condições de consentir a relação sexual. Ela disse ainda que procurou a Polícia Civil e tentou retirar a queixa contra os cinco acusados, mas os policiais desconfiaram que ela teria sido coagida a mudar a versão dos fatos.

Apesar dos cinco primeiros acusados do crime serem inocentados, segundo informações, outros quatro homens - que a vítima apontou posteriormente como autores do estupro coletivo - ainda respondem a processo criminal.