Saúde

Prefeitura de Arapiraca vai lançar projeto pioneiro para atenção à saúde da mulher

O projeto prevê a capacitação de enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca

Por 7 Segundos com Ascom PMA 08/07/2021 11h11 - Atualizado em 08/07/2021 11h11
Prefeitura de Arapiraca vai lançar projeto pioneiro para atenção à saúde da mulher
Projeto pioneiro da saúde da mulher irá capacitar enfermeiros de UBS de Arapiraca - Foto: Ascom PMA

Um projeto pioneiro em saúde reprodutiva e planejamento familiar será adotado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca (PMA), em parceria com os conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Regional de Enfermagem (Coren/AL), em atenção à saúde da mulher.

O projeto inclui capacitação de enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) no município para ampliar as ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar humanizado, na consulta ginecológica e no uso do método contraceptivo por meio do dispositivo ultra-uterino (DIU).

A proposta foi consolidada em uma reunião, na noite dessa quarta-feira (7), do prefeito Luciano Barbosa com representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes e Danyelly Costa, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Renné Costa.

O conselheiro do Coren/AL, Diego Albuquerque, a enfermeira maria Luíza Bezerra e a superintendente municipal de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa também participaram do encontro.


O prefeito Luciano Barbosa disse que a gestão está de portas abertas para projetos que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

“Arapiraca é uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS), com uma forte cobertura na atenção básica. Esse trabalho é muito importante para qualificar ainda mais os nossos enfermeiros e enfermeiras para o planejamento familiar e um atendimento eficaz nas ações preventivas e os cuidados com as mulheres”, completou o prefeito.

Referência


A conselheira federal Danyelly Costa revelou que o município de Arapiraca foi escolhido por conta da forte cobertura na atenção básica em saúde e pelo compromisso da gestão municipal em qualificar cada vez mais os profissionais no atendimento à população, sobretudo às mulheres.

Já o presidente do Coren/AL, Renné Costa, destacou a parceria entre as duas instituições com a Prefeitura de Arapiraca, revelando que o Ministério da Saúde (MS) incentiva o cuidado da saúde reprodutiva e, segundo ele, o parecer do Cofen ratifica que o enfermeiro pode inserir o DIU em mulheres, desde que o profissional seja qualificado para o procedimento.

A enfermeira Maria Luíza Bezerra, da rede municipal de saúde de Arapiraca, tem se destacado em Alagoas na consulta de enfermagem em saúde sexual e reprodutiva em nível de Atenção Básica, com ênfase na inserção do DIU.