Agricultura

Emater beneficia 50 famílias em Feliz Deserto através do projeto Barriga Cheia

Para a implantação do programa foi destinada uma área de 23 hectares,

13/07/2021 15h03
Emater beneficia 50 famílias em Feliz Deserto através do projeto Barriga Cheia
Emater beneficia 50 famílias em Feliz Deserto através do projeto Barriga Cheia - Foto: Assessoria

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Feliz Deserto, a Usina Coruripe e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), o projeto Barriga Cheia foi implantado no município neste ano e, através dele, 50 famílias foram beneficiadas na região.

Para a implantação do programa foi destinada uma área de 23 hectares, com os preparos do solo, como subsolagem e gradagem, já estabelecidos. Cada família recebeu 0,45 hectare, ou 1,5 tarefa, para o plantio de milho e feijão. A safra estimada até agosto de 2021 é de 20 toneladas.

As sementes foram doadas por meio do Planta Alagoas aos agricultores portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os dois projetos foram unidos com intuito de beneficiar os agricultores, aumentando a renda no âmbito familiar.

Juntamente à Secretaria Municipal de Agricultura de Feliz Deserto, a Emater trabalhou na instrução e na divulgação do cadastro dos agricultores para o recebimento das sementes, além de realizar o acompanhamento na condução da cultura.

“Trabalhar neste projeto é contagiante, pois vemos a felicidade e o empenho nos rostos dos agricultores, que agora têm a oportunidade de produzir seu próprio alimento, desde o momento da divisão da área até o plantio. As adversidades existem, como em todo local, mas conseguimos vencer usando o bom senso”, relatou o técnico extensionista Carlos Eduardo, que trabalha na Comunidade Pontes, zona rural de Feliz Deserto.

Os técnicos da Emater seguem realizando visitas semanalmente, para acompanhar o desenvolvimento do novo plantio e a germinação das novas sementes, que estão se desenvolvendo de maneira rápida por conta do clima chuvoso na região.

“Estamos recebendo esse projeto pela primeira vez e achei excelente. As sementes são de primeira qualidade e a quantidade de terra cedida conseguiu satisfazer todas as famílias do povoado. Esse projeto foi uma das melhores coisas que fizeram por nós”, celebrou agricultor familiar José Menez dos Santos, que faz parte de uma das famílias beneficiadas.

Planta Alagoas


Lançado no final do mês de abril, o programa Planta Alagoas distribuiu mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para 50 mil beneficiários, entre agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. Foram investidos R$ 13 milhões para a realização do projeto.