Vacinação contra Covid-19 no município de Belém prossegue sem intercorrências
Saúde municipal não tinha conhecimento sobre suposto erro em banco de dados
As informações sobre supostos erros em bancos de dados de vacinação que registraram a vacinação contra Covid-19 de moradores de Belém em Alagoas, como se tivessem ocorrido em Belém, no Estado do Pará, não afeta a vacinação no município do Agreste alagoano. A secretária municipal de Saúde de Belém, Maria Jenise Ferreira de Melo, atestou que a vacinação está acontecendo sem nenhuma intercorrência no município.
"No momento estamos vacinando pessoas acima de 38 anos. Já encerramos a vacinação dos grupos prioritários e, desde a autorização para vacinação de gestantes e puérperas dada no final de semana, já vacinamos 80% desse público. Nós estamos, inclusive vacinando com a Pfizer, que nem todos os municípios recebem porque não tem as condições necessárias de armazenamento", explicou.
Maria Jenise afirmou ainda que em nenhum momento, desde o início da vacinação contra Covid-19, houve registro de belenense que não conseguiu ser vacinado devido da problemas no registro da vacina.

Equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) faz vistoria e atesta que Belém tem condições de receber imunizante Pfizer
Informações divulgadas nesta quinta-feira (15) dão conta que no município de Belém do Pará, há registros de vacinação de 2.600 pessoas que seriam moradoras de Belém, em Alagoas. Esses números constam no banco de dados da campanha de imunização contra a Covid-19 e, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), levantam suspeitas em falhas na alimentação do sistema.
Os próprios professores universitários classificaram a situação como uma anomalia, uma vez que o número de pessoas vacinadas no município do Pará corresponde a praticamente metade da população de Belém de Alagoas.
A secretária afirma que, em ocasiões anteriores e até mesmo durante a pandemia, já ocorreram ocasiões de haver confusão a respeito das notificações de pacientes com Covid-19, entre os dois municípios de mesmo nome.
"Já ocorreram casos de pacientes notificados na nossa cidade e quando a gente vai checar o endereço é em uma avenida, em um prédio, que a gente tem certeza que não é daqui. A nossa cidade é pequena e é totalmente coberta pela atenção básica, então nossos agentes de saúde conhecem todos. Mais de uma vez tivemos que entrar em contato com a Sesau para avisar que aquele paciente não é daqui", ressaltou.

A secretária municipal de Saúde acompanha vacinação de gestantes no município
Maria Jenise declarou ainda que a divulgação das informações sobre supostos erros no banco de dados pegou a prefeitura de surpresa, porque nenhuma anormalidade foi registrada no sistema de vacinação do município.
"Cada município tem a sua sala de vacinação vinculada ao Ministério da Saúde. Aqui, não temos como acessar a sala de saúde de Belém do Pará, nem temos como registrar uma vacinação ocorrida lá. A gente não tinha conhecimento sobre este problema, mas de todo o modo, já entrei em contato com a nossa representante no Conselho das Secretarias de Saúde porque precisamos ter acesso a essa pesquisa para saber como esse problema aconteceu. Precisamos tomar ciência dessa pesquisa, para tomar as medidas cabíveis de imediato", declarou.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
