[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca toca sanfona para recordar a adolescência em PE
José Rodrigues da Silva tem 80 anos e mora no bairro Itapuã, em Arapiraca
José Rodrigues da Silva, 80 anos, é aposentado e tem uma pequena quitanda na Rua Nossa Senhora da Salete, no bairro Brasília, em Arapiraca. A venda de frutas e verduras ajuda a reforçar o orçamento da família e cuidar de uma neta que precisa de atenção especial.
Natural de Bom Conselho, em Pernambuco, o idoso, dono de uma memória que dá inveja a muitos jovens, disse que se mudou para Arapiraca na década de 80 para vender esteira e colchão de capim na feira livre do município.
Esse ofício aprendeu desde cedo numa comunidade rural do interior de Garanhuns conhecida como Maravilha que fica a menos de dois quilômetros de Garanhuns. que José Rodrigues começou a aprender as primeiras notas na sanfona.
"Aprendi a tocar com 15 anos com meu pai Manoel Rodrigues da Silva. Ele tocava e eu ficava olhando. Depois ele ia me dizendo como eu deveria tocar e foi assim que eu aprendi", relembrou.
E foi ao lado do pai, que José Rodrigues começou a tocar nos interiores de Garanhuns em novenas, casamentos e festas nos salões das fazendas. É essa memória afetiva que ele busca toda vez que pega a sanfona para tocar.
"Eu gosto de tocar para lembrar desse tempo que a gente tocava nas festas. As vezes eu parava de tocar e eu ia dançar. Outras vezes eu quem ficava tocando e meu pai ia dançar também. A gente se divertia muito" - relembrou.

José Rodrigues contou que teve uma época, já aqui em Arapiraca, precisou vender a sanfona para sustentar a família. Ele não pode comprar outra e ficou alguns anos sem tocar o instrumento preferido.
- A gente que tá acostumado com uma arte e ficar sem ela é muito ruim. Eu sonhava tocando e não parava de pensar na minha sanfona. Foi então que um parente meu que mora em São Paulo mandou R$ 2 mil e eu consegui comprar essa sanfona de oito baixos. Agora estou feliz porque toda hora que me dá vontade pego minha sanfona e toco sem parar., finalizou.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
