[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca toca sanfona para recordar a adolescência em PE
José Rodrigues da Silva tem 80 anos e mora no bairro Itapuã, em Arapiraca
![[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca toca sanfona para recordar a adolescência em PE](https://img.7segundos.com.br/rUkPBXDQ2PzP6tlqsygaXzov7bg=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sanfoneiro-capa.jpg)
José Rodrigues da Silva, 80 anos, é aposentado e tem uma pequena quitanda na Rua Nossa Senhora da Salete, no bairro Brasília, em Arapiraca. A venda de frutas e verduras ajuda a reforçar o orçamento da família e cuidar de uma neta que precisa de atenção especial.
Natural de Bom Conselho, em Pernambuco, o idoso, dono de uma memória que dá inveja a muitos jovens, disse que se mudou para Arapiraca na década de 80 para vender esteira e colchão de capim na feira livre do município.
Esse ofício aprendeu desde cedo numa comunidade rural do interior de Garanhuns conhecida como Maravilha que fica a menos de dois quilômetros de Garanhuns. que José Rodrigues começou a aprender as primeiras notas na sanfona.
"Aprendi a tocar com 15 anos com meu pai Manoel Rodrigues da Silva. Ele tocava e eu ficava olhando. Depois ele ia me dizendo como eu deveria tocar e foi assim que eu aprendi", relembrou.
E foi ao lado do pai, que José Rodrigues começou a tocar nos interiores de Garanhuns em novenas, casamentos e festas nos salões das fazendas. É essa memória afetiva que ele busca toda vez que pega a sanfona para tocar.
"Eu gosto de tocar para lembrar desse tempo que a gente tocava nas festas. As vezes eu parava de tocar e eu ia dançar. Outras vezes eu quem ficava tocando e meu pai ia dançar também. A gente se divertia muito" - relembrou.

José Rodrigues contou que teve uma época, já aqui em Arapiraca, precisou vender a sanfona para sustentar a família. Ele não pode comprar outra e ficou alguns anos sem tocar o instrumento preferido.
- A gente que tá acostumado com uma arte e ficar sem ela é muito ruim. Eu sonhava tocando e não parava de pensar na minha sanfona. Foi então que um parente meu que mora em São Paulo mandou R$ 2 mil e eu consegui comprar essa sanfona de oito baixos. Agora estou feliz porque toda hora que me dá vontade pego minha sanfona e toco sem parar., finalizou.
Últimas notícias

Caminhão tomba e deixa feridos em Matriz de Camaragibe

Renan Filho lança VLT de Arapiraca, maior investimento em mobilidade urbana de Alagoas

Polícia Militar prende mulher trans suspeita de homicídio no estado de Sergipe

Rio Largo celebra 110 anos com esporte e tradição em um sábado de festa popular

Vigilância Sanitária recolhe duas caçambas de entulho em residência na Santa Amélia

Construtrend 2025 discute inovação e estratégias para o setor de construção em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
