[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca toca sanfona para recordar a adolescência em PE
José Rodrigues da Silva tem 80 anos e mora no bairro Itapuã, em Arapiraca
José Rodrigues da Silva, 80 anos, é aposentado e tem uma pequena quitanda na Rua Nossa Senhora da Salete, no bairro Brasília, em Arapiraca. A venda de frutas e verduras ajuda a reforçar o orçamento da família e cuidar de uma neta que precisa de atenção especial.
Natural de Bom Conselho, em Pernambuco, o idoso, dono de uma memória que dá inveja a muitos jovens, disse que se mudou para Arapiraca na década de 80 para vender esteira e colchão de capim na feira livre do município.
Esse ofício aprendeu desde cedo numa comunidade rural do interior de Garanhuns conhecida como Maravilha que fica a menos de dois quilômetros de Garanhuns. que José Rodrigues começou a aprender as primeiras notas na sanfona.
"Aprendi a tocar com 15 anos com meu pai Manoel Rodrigues da Silva. Ele tocava e eu ficava olhando. Depois ele ia me dizendo como eu deveria tocar e foi assim que eu aprendi", relembrou.
E foi ao lado do pai, que José Rodrigues começou a tocar nos interiores de Garanhuns em novenas, casamentos e festas nos salões das fazendas. É essa memória afetiva que ele busca toda vez que pega a sanfona para tocar.
"Eu gosto de tocar para lembrar desse tempo que a gente tocava nas festas. As vezes eu parava de tocar e eu ia dançar. Outras vezes eu quem ficava tocando e meu pai ia dançar também. A gente se divertia muito" - relembrou.

José Rodrigues contou que teve uma época, já aqui em Arapiraca, precisou vender a sanfona para sustentar a família. Ele não pode comprar outra e ficou alguns anos sem tocar o instrumento preferido.
- A gente que tá acostumado com uma arte e ficar sem ela é muito ruim. Eu sonhava tocando e não parava de pensar na minha sanfona. Foi então que um parente meu que mora em São Paulo mandou R$ 2 mil e eu consegui comprar essa sanfona de oito baixos. Agora estou feliz porque toda hora que me dá vontade pego minha sanfona e toco sem parar., finalizou.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
