Cultura

[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca toca sanfona para recordar a adolescência em PE

José Rodrigues da Silva tem 80 anos e mora no bairro Itapuã, em Arapiraca

Por 7Segundos 17/07/2021 18h06
[Vídeo] Vendedor de verduras em Arapiraca  toca sanfona para recordar a adolescência em PE
José Rodrigues da Silva tem 80 anos é mora em Arapiraca - Foto: 7Segundos

José Rodrigues da Silva, 80 anos, é aposentado e tem uma pequena quitanda na Rua Nossa Senhora da Salete, no bairro Brasília, em Arapiraca. A venda de frutas e verduras ajuda a reforçar o orçamento da família e cuidar de uma neta que precisa de atenção especial.

Natural de Bom Conselho, em Pernambuco, o idoso, dono de uma memória que dá inveja a muitos jovens, disse que se mudou para Arapiraca na década de 80 para vender esteira e colchão de capim na feira livre do município.

Esse ofício aprendeu desde cedo numa comunidade rural do interior de Garanhuns conhecida como Maravilha que fica a menos de dois quilômetros de Garanhuns. que José Rodrigues começou a aprender as primeiras notas na sanfona.


 "Aprendi a tocar com 15 anos com meu pai Manoel Rodrigues da Silva. Ele tocava e eu ficava olhando. Depois ele ia me dizendo como eu deveria tocar  e foi assim que eu aprendi", relembrou.

E foi ao lado do pai, que José Rodrigues começou a tocar nos interiores de Garanhuns em novenas, casamentos e festas nos salões das fazendas. É essa memória afetiva que ele busca toda vez que pega a sanfona para tocar.

"Eu gosto de tocar para lembrar desse tempo que a gente tocava nas festas. As vezes eu parava de tocar e eu ia dançar. Outras vezes eu quem ficava tocando e meu pai ia dançar também. A gente se divertia muito" - relembrou. 


José Rodrigues contou que teve uma época, já aqui em Arapiraca, precisou vender a sanfona para sustentar a família. Ele não pode comprar outra e ficou alguns anos sem tocar o instrumento preferido.

- A gente que tá acostumado com uma  arte e ficar sem ela é muito ruim. Eu sonhava tocando e não parava de pensar na minha sanfona. Foi então que um parente meu que mora em São Paulo mandou R$ 2 mil e eu consegui comprar essa sanfona de oito baixos. Agora estou feliz porque  toda hora que me dá vontade pego minha sanfona e toco sem parar., finalizou.