Após 3 meses, tripulantes seguem presos no navio em Santos à espera de repatriação
Grupo de 15 trabalhadores segue confinado dentro do navio sem ter autorização para desembarcar ou mesmo para retornar ao país de origem
Em abril, uma operação de combate aos crimes no mar encontrou 15 trabalhadores em situação de abandono no navio Srakane, do Panamá, no Porto de Santos. Três meses depois, os homens seguem no navio, com acesso limitado a comida e energia elétrica e condições precárias de higiene.
Isso porque, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), as empresas responsáveis pelo navio deveriam repatriar os trabalhadores para que eles pudessem retomar ao país de origem.
Entretanto, mesmo com decisão judicial determinando essa repatriação, pouco foi feito. Ainda segundo o MPT, o governo federal também não tomou nenhuma providência para ajudar os trabalhadores.
“Eles estão dentro do navio, a situação é precária, eles ficam implorando ali para que o agenciador forneça água potável, energia elétrica, cesta básica, a situação deles é bem precária”, disse ao Metrópoles o procurador do trabalho responsável pelo caso, Rodrigo Lestrade Pedroso.
O procurador disse que já comunicou o juiz do descumprimento, e agora resta esperar por uma nova decisão. “Esperamos que o país do navio, que é o Panamá, ou os países dos tripulantes resolvam custear o retorno deles. Mas é algo que está fora da ação, não podemos colocar como réus o Panamá nem os países dos tripulantes”, explica.
Parado no estaleiro
Todos os tripulantes são estrangeiros, a maioria da Georgia, mas há trabalhadores da Ucrânia e de Montenegro. O navio está atracado no estaleiro Wilson Sons, no Guarujá.
Em 30 de abril, a fiscalização do trabalho entrou no navio e encontrou uma “situação de penúria” no local, o que caracterizaria abandono. Os tripulantes não tinham acesso à água potável e alimentos em quantidade suficiente para todos, estavam sem combustível e energia elétrica, e o esgoto do navio estava no limite. Faltavam ainda cobertores e travesseiros, e havia lixo armazenado no convés.
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
