Mais de 65% dos leitos exclusivos para Covid-19 estão desocupados em Arapiraca
Município segue tendência de queda nas hospitalizações provocadas pelo coronavírus
Após chegar próximo ao colapso devido ao grande número de pacientes com Covid-19 que necessitavam de atendimento hospitalar, Arapiraca seque a tendência de queda no número de pacientes internados e, nesta quinta-feira (29), está com 67,3% desses leitos desocupados.
O município tem hoje 62 pessoas internadas no Hospital de Emergência do Agreste, Chama e Hospital Regional. Elas ocupam um total de 45% das vagas de UTI e 24% dos leitos clínicos. Os três hospitais, juntos, somam 190 leitos equipados para atender pacientes infectados pelo coronavírus e apenas 32,7% estão ocupados.

Os números de Arapiraca ainda estão acima da média do Estado. Em Alagoas, a taxa de ocupação hospitalar geral é de 20%. Um total de 304 pessoas estão internadas, em tratamento para a doença, elas ocupam 35% dos leitos de UTI e 15% dos leitos clínicos.
A redução nas hospitalizações de pacientes com Covid-19 é atribuída ao avanço da campanha de vacinação. Em Arapiraca, 34.965 pessoas já receberam duas doses da vacina, e um total de 90.828 foram vacinadas com a primeira dose, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. O município está vacinando pessoas com idades a partir de 31 anos.
Agreste e Sertão
Apesar da tendência de queda no número de pacientes hospitalizados, unidades hospitalares nos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema ainda registram percentuais altos comparados ao restante do Estado.
O Hospital Regional Clodolfo Rodrigues tem um total de 45 leitos para pacientes com Covid-19 e apenas dez estão vagos. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 67% e de leitos clínicos é de 83%.
Em Palmeira dos Índios, o Hospital Santa Rita dispõe de 20 leitos na ala de isolamento e 14 deles estão ocupados. Os pacientes ocupam 60% dos leitos de enfermaria e 80% das UTIs.
Pandemia amenizada
Apesar da queda na taxa de ocupação hospitalar e do avanço da campanha de imunização, que em alguns municípios já chegou à faixa etária inferior a 30 anos, Alagoas ainda tem registrado mortes e casos positivos para a doença.
O boletim mais atualizado da Secretaria de Saúde de Arapiraca, atualizado às 9h40 desta quinta (29), com informações referentes a quarta-feira (28), confirmam um óbito e mais 34 casos positivos para a doença. A partir dos dados contabilizados desde o início da pandemia, em que Arapiraca conta com 33.060 casos confirmados, 32. 395 curados e 566 óbitos, é possível afirmar que - hoje - o município tem 99 casos ativos, ou seja 99 pessoas que estão apresentando sintomas e podem transmitir o coronavírus. Destas, 20 estão hospitalizadas.
Mesmo assim, as autoridades de saúde afirmam que os cuidados de higiene e distanciamento social devem ser mantidos para evitar uma nova onda da doença. O uso de máscara em locais públicos, bem como a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão, além de evitar aglomerações, continuam sendo recomendações básicas para evitar a infecção por Covid-19.

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
