Covid -19

Mais de 65% dos leitos exclusivos para Covid-19 estão desocupados em Arapiraca

Município segue tendência de queda nas hospitalizações provocadas pelo coronavírus

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 29/07/2021 18h06 - Atualizado em 29/07/2021 18h06
Mais de 65% dos leitos exclusivos para Covid-19 estão desocupados em Arapiraca
Leitos de UTI: Taxa de ocupação em Arapiraca é de 45% - Foto: Agência Alagoas

Após chegar próximo ao colapso devido ao grande número de pacientes com Covid-19 que necessitavam de atendimento hospitalar, Arapiraca seque a tendência de queda no número de pacientes internados e, nesta quinta-feira (29), está com 67,3% desses leitos desocupados.

O município tem hoje 62 pessoas internadas no Hospital de Emergência do Agreste, Chama e Hospital Regional. Elas ocupam um total de 45% das vagas de UTI e 24% dos leitos clínicos. Os três hospitais, juntos, somam 190 leitos equipados para atender pacientes infectados pelo coronavírus e apenas 32,7% estão ocupados.


Os números de Arapiraca ainda estão acima da média do Estado. Em Alagoas, a taxa de ocupação hospitalar geral é de 20%. Um total de 304 pessoas estão internadas, em tratamento para a doença, elas ocupam 35% dos leitos de UTI e 15% dos leitos clínicos.

A redução nas hospitalizações de pacientes com Covid-19 é atribuída ao avanço da campanha de vacinação. Em Arapiraca, 34.965 pessoas já receberam duas doses da vacina, e um total de 90.828 foram vacinadas com a primeira dose, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. O município está vacinando pessoas com idades a partir de 31 anos.

Agreste e Sertão


Apesar da tendência de queda no número de pacientes hospitalizados, unidades hospitalares nos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema ainda registram percentuais altos comparados ao restante do Estado.

O Hospital Regional Clodolfo Rodrigues tem um total de 45 leitos para pacientes com Covid-19 e apenas dez estão vagos. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 67% e de leitos clínicos é de 83%.

Em Palmeira dos Índios, o Hospital Santa Rita dispõe de 20 leitos na ala de isolamento e 14 deles estão ocupados. Os pacientes ocupam 60% dos leitos de enfermaria e 80% das UTIs.

Pandemia amenizada


Apesar da queda na taxa de ocupação hospitalar e do avanço da campanha de imunização, que em alguns municípios já chegou à faixa etária inferior a 30 anos, Alagoas ainda tem registrado mortes e casos positivos para a doença.

O boletim mais atualizado da Secretaria de Saúde de Arapiraca, atualizado às 9h40 desta quinta (29), com informações referentes a quarta-feira (28), confirmam um óbito e mais 34 casos positivos para a doença. A partir dos dados contabilizados desde o início da pandemia, em que Arapiraca conta com 33.060 casos confirmados, 32. 395 curados e 566 óbitos, é possível afirmar que - hoje - o município tem 99 casos ativos, ou seja 99 pessoas que estão apresentando sintomas e podem transmitir o coronavírus. Destas, 20 estão hospitalizadas.

Mesmo assim, as autoridades de saúde afirmam que os cuidados de higiene e distanciamento social devem ser mantidos para evitar uma nova onda da doença. O uso de máscara em locais públicos, bem como a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão, além de evitar aglomerações, continuam sendo recomendações básicas para evitar a infecção por Covid-19.